Doe Agora!

Mitos e verdades sobre o Instituto Lula


Mitos e verdades sobre o Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O que o Instituto Lula faz?

O Instituto Lula é uma instituição sem fins lucrativos que tem entre suas funções as atividades de guarda, preservação e exposição ao público de peças que integram o acervo presidencial do ex-presidente Lula; a elaboração e o compartilhamento de políticas públicas e privadas destinadas à erradicação da extrema pobreza e da fome; a cooperação internacional com países da África e da América Latina; e a promoção de estudos, palestras e seminários sobre desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. O Instituto também é responsável, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, pela organização, curadoria, publicação e gestão do museu multimídia Memorial da Democracia. 

O PT financia o Instituto Lula? 

Não, assim como todas as instituições sem fins lucrativos que trabalham com demandas sociais no Brasil e no mundo, o Instituto Lula tem suas atividades financiadas por doações espontâneas de empresas privadas e pessoas físicas. Como qualquer entidade privada, o Instituto declara suas movimentações à Receita Federal e cumpre todas suas obrigações tributárias. O Instituto Lula não recebe qualquer tipo de verba pública.

Para que foi criado o Instituto Lula?

Após o término do seu mandato como presidente, em 2011, Lula decidiu manter o legado de experiências positivas acumuladas ao longo dos anos de vida pública. Após deixar o cargo, reuniu-se com colaboradores e decidiu criar o Instituto Lula, no mesmo local onde funcionou o Instituto Cidadania, responsável pela formulação de políticas públicas que contribuíram para o combate à pobreza e à dignidade de muitos brasileiros, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. 

O Instituto Lula tem vínculo com instituições políticas? 

Não, o Instituto Lula não é uma organização partidária e mantém relações com lideranças políticas, empresariais, sindicais e populares filiadas ou não a partidos, sem que isso interfira em seu trabalho. 

Quantos colaboradores tem o Instituto Lula? 

O Instituto Lula já teve cerca de 30 colaboradores, mas a perseguição política impetrada pela Lava Jato levou à redução da equipe. Hoje, o Instituto funciona com trabalho voluntário e a equipe fixa de funcionários não chega a 10 pessoas.

O Lula é dono do Instituto?

Não. O ex-presidente Lula ocupa o cargo de presidente de honra do Instituto, que tem cinco diretores: Marcio Pochmann (presidente), Paulo Okamotto, Tamires Sampaio, Juvandia Moreira Leite e Moisés Selerges. Além disso, o Instituto possui um conselho composto de 58 personalidades de diversas áreas, que contribuem para avaliar e estabelecer as diretrizes de sua atuação.

Como saber se o Instituto Lula realmente trabalha com políticas sociais? 

Para saber das atividades do Instituto Lula, visite sempre nossas redes sociais, onde são postadas notícias, vídeos, áudios e fotos dos eventos realizados pelo Instituto e das atividades que contam com a participação do ex-presidente. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ