Doe Agora!

Arthur, neto de Lula, ganha nome de escola em Mauá

Essa será a terceira homenagem ao neto do presidente Lula, morto em 2019, quando Lula estava em prisão política


Arthur, neto de Lula, ganha nome de escola em Mauá

Divulgação 

Arthur Araújo Lula da Silva é o nome da mais nova escola municipal de Mauá, cidade da Grande São Paulo. A inauguração e a homenagem ao neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrem neste sábado (29), a partir das 9h30 (Rua Geraldo Nunes Cordeiro, 406, Vila Nova Mauá). Arthur morreu aos 7 anos de idade, em março de 2019, vítima de uma infecção bacteriana. O presidente estava em prisão política, em Curitiba (PR), quando soube da morte do neto.


Participaram do evento do prefeito Marcelo Oliveira (PT) e o secretário da Educação Maurício Leme da Silva. A família, ex-professoras e amigos do Arthur também estiveram na inauguração para prestar homenagem. 



Marlene Araújo Lula da Silva, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira e amigos do Arthur durante a inauguração da escola. Foto: Divulgação


A escola, localizada na Vila Nova Mauá, região periférica da cidade com cerca de 150 mil habitantes, oferecerá 300 vagas para alunos de até 6 anos de idade. São mais de 2 mil e quatrocentos metros de área construída. “Uma edificação moderna de três andares, projetada em conformidade às normas e padrões de acessibilidade”, descreve a prefeitura de Mauá. São oito salas de aula, além de salas para atividades, áreas e lazer coberta e descoberta, playground e espaço para horta. 


Com a EM Arthur Araújo Lula da Silva, que além da Vila Nova Mauá atenderá bairros como Jardim Paranavaí, Jardim Alto da Boa Vista e Jardim Zaíra, a cidade passa a contar com 45 escolas municipais, além de quatro conveniadas. 


“Quando assumimos em 2021, a cidade precisava ser reconstruída em todas as áreas. A educação era uma delas. Infelizmente, o caos financeiro deixado pela gestão anterior e a pandemia, impediram que fizéssemos os investimentos antes. Tão logo conseguimos, iniciamos as obras dessa escola e a reconstrução da escola da Vila Assis Brasil”, conta o prefeito Marcelo Oliveira. “Homenagear o Arthur, neto do presidente Lula, que tem feito tanto pelo nosso país e por nossa cidade, é um motivo de honra e satisfação”, complementou.


Durante a inauguração foi lançado o livro, "Arthur, a história de um menino que deu asas à imaginação". 

Clique aqui para baixar o livro. 



Marlene Araújo Lula da Silva com as autoras do livro e o prefeito Marcelo Oliveira. Foto: Divulgação


A escola em Mauá será o terceiro estabelecimento de ensino a homenagear Arthur. O primeiro está em Rondonópolis (RO): uma creche municipal para atender as 1.440 famílias do Residencial Celina Bezerra, inaugurado por Lula em março de 2023. Com 1.300 metros quadrados de área construída e dez salas, a creche na cidade rondoniense tem capacidade para receber mais de 300 crianças de 1 a 5 anos e 11 meses de idade. Na ocasião do anúncio feito pelo prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), o presidente Lula se emocionou. “A creche leva o nome do Arthur Lula da Silva. Eu não ia falar isso, não. Eu sei o que é a dor de um avô, que estava lá em Curitiba e teve que ver isso. Presidente Lula, você é forte, você é um cara muito importante para nós", disse o prefeito de Rondonópolis a Lula.


Em fevereiro deste ano, Lula participou também da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, no bairro Santa Maria, em Belford Roxo (RJ). A unidade para mil alunos é uma das maiores da região. Uma escola padrão com espaços planejados para leitura, vídeo, informática e lazer para alunos e professores.


“É uma creche de primeiro mundo que leva o nome do meu neto. Então, eu, a mãe do Arthur, o pai do Arthur, o tio do Arthur, os amigos do Arthur, agradecemos de coração o coração do Waguinho (prefeito de Belford Roxo) em construir para nós essa creche”, afirmou Lula. “O meu neto, vocês sabem, ele morreu quando eu estava na Polícia Federal, e ele morreu de forma muito rápida. Ele chegou em casa com dor de cabeça, deitou e de manhã, quando foi para o hospital, já morreu. Foi uma coisa impensada, foi um choque muito grande”, lembrou o presidente, emocionado.


Leia também: Presidente Lula participa de inauguração de escola em homenagem a seu neto



RECOMENDADAS PARA VOCÊ