Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
12/05/2014 18:05
Um novo campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira foi inaugurado esta tarde, na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia. Este é o segundo campus da universidade. O primeiro fica na cidade de Redenção, no Ceará.
Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
O campus da Bahia, que já tem cursos a distância em funcionamento, começará seus cursos presenciais ainda neste mês. O "campus dos Malês" foi batizado em homenagem à histórica Revolta dos Malês. A cidade de São Francisco do Conde, segundo o IBGE, é a cidade com maior percentual de negros declarados na população, 90%.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lembrou que foi "em uma viagem à África que me dei conta que a dívida do Brasil com a África é tão grande que não pode ser paga em dinheiro, tem que ser paga em solidariedade" e que, então, surgiu a ideia de criar uma universidade que poderia receber africanos no Brasil. Também estiveram presentes o governador Jaques Wagner, os ministros da Educação e da Igualdade Racial, além da prefeita da cidade, Rilza Valentim, e a reitora da Unilab, Nilma Gomes.
Neemias Antonio e Jocilene Bandeira Pinto falaram em nome dos estudantes da universidade e destacaram a importância da instituição não só na educação, mas no intercâmbio cultural e união dos povos.