O grupo de pesquisa front-D, realiza uma mesa redonda para debater o boletim online “Tecnologias digitais no ensino superior: desafios de uma sociedade desigual". O vídeo com o debate será exibido no canal do YouTube
20/06/2022 19:06
Nesta quarta-feira (21), às 18h,o grupo de pesquisa Fronteira Digital, o front-D, realiza uma mesa redonda para debater o boletim online “Tecnologias digitais no ensino superior: desafios de uma sociedade desigual". O vídeo com a mesa redonda será exibido no canal do YouTube do Instituto Lula.
O encontro será mediado por Pietro Borsari com a participação de Andrea L. Harada Sousa e Gabriel Teixeira.
Assista ao vídeo abaixo
Leia o boletim
Sobre a mesa redonda
A digitalização do ensino superior corresponde à extensiva incorporação de tecnologias, plataformas e ferramentas digitais como elementos imprescindíveis para as práticas pedagógicas, de pesquisa e de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES). Como propõe Tel Amiel, universidades e tecnologia nunca estiveram dissociadas, e, no momento atual, essa imbricação é ainda mais contundente.
Este boletim aborda o tema orientado pela seguinte questão: quais são os desafios e as possibilidades da utilização de tecnologias digitais no ensino superior em uma sociedade desigual? Para refletir sobre essa pergunta, o texto foi dividido em três partes. Na primeira parte, discute-se o problema do acesso aos meios por parte da população, considerando o destaque que a modalidade de Ensino à Distância (EaD) assumiu nos últimos anos. A segunda parte está dedicada a refletir sobre os desafios do uso de tecnologias digitais que surgem para além do acesso, isto é, há outras desigualdades relevantes a serem enfrentadas na democratização do ensino superior. Por fim, a terceira parte consiste em breves considerações finais tendo em vista as potencialidades e os desafios das tecnologias digitais para o ensino superior.
Sobre os pesquisadores
Pietro Borsari - Economista e matemático. Doutorando em Desenvolvimento Econômico, no Instituto de Economia da Unicamp, com foco nos temas de economia do trabalho e economia política.
Convidados
Andrea L. Harada Sousa – Professora. Diretora do Sindicato dos Professores e Professoras de Guarulhos, doutoranda e pesquisadora do NETSS na FE Unicamp.
Gabriel Teixeira é sociólogo – Professor. Membro da Rede de Educadores do Ensino Superior em Luta e pós-doutorando do IFCH/Unicamp
Sobre o front-D
O projeto do Instituto Lula chamado "Novas e velhas desigualdades na era digital no Brasil da terceira década do século 21" conta com o núcleo de pesquisa front-D, dedicado ao mapeamento da fronteira digital, ou seja, o grupo investiga como a tecnologia impacta o cotidiano das pessoas na cidade, na cultura, na saúde, na economia, nas dinâmicas de trabalho e na organização política. O front-D produziu uma série de boletins online apresentando os resultados das pesquisas.
O núcleo publica dois boletins para cada um dos seguintes temas
1. Políticas de cuidado
2. Vida nas cidades
3. Cultura na era digital
4. Pequenos agricultores e plataformas digitais
5. Nova cartografia digital
6. Financeirização e tecnologias digitais no ensino superior
Nos links abaixo, leia e baixe todos os boletins publicados pelo front-D.
Parte 1
1 - O cuidado na agenda política, o cuidado em disputa
2 - Cidades Inteligentes: soluções e desafios para cidades menos desiguais
3 - Cultura e Tecnologia no Brasil recente
4 - Quando os agricultores são impulsionados pela internet na China
5 - A Amazônia entre a terra e as techs nas novas fronteiras digitais
6 - Economia política das tecnologias digitais no Ensino Superior
Parte 2
3 - Tecnologias Digitais, Cultura e Pandemia: fronteiras e desigualdades
4 - O estudo de caso das Vilas Taobao
5. O ambiente entre as tecnologias digitais acionadas por governo e sociedade
6 - Tecnologias digitais no ensino superior: desafios de uma sociedade desigual