Doe Agora!

Inscreva-se: Curso Superior em Formação Política


Inscreva-se: Curso Superior em Formação Política

Por Clacso

Inscreva-se aqui

Situar a América Latina e o Caribe no cenário global e regional é pensar em um território atravessado por fortes tensões e disputas entre forças que aspiram fortalecer os processos democráticos por meio de maior participação e ampliação de direitos, e tendências conservadoras que combinam ideias de extrema direita com uma receita ultra neoliberal e ações de impeachment. São estes últimos que operam segundo um padrão que se impõe interpretar para elucidar e combater. Ao mesmo tempo, é fundamental construir agendas regionais que permitam aprender com as experiências históricas e construir novas agendas e estratégias para consolidar opções políticas progressistas e transformadoras.

Diante deste complexo quadro político, econômico e social se revela a importância da construção de espaços onde referenciais do pensamento crítico, ativistas políticos e sociais possam se encontrar para dialogar e se formar com o propósito de construir agendas comuns das frentes progressistas da nossa região. Trata-se, antes de tudo, de construir uma rede de vínculos e iniciativas que favoreçam o trabalho articulado e cooperativo entre nós que militamos pela ampliação dos direitos e pelo combate às desigualdades.

O Curso Superior em Formação Política é o resultado de um trabalho conjunto entre CLACSO, Casa Pátria Grande (Frente de Todos, Argentina), o espaço de formação da Colômbia Humana (Colômbia), o Instituto Lula (Brasil), a área de formação da Unidas Podemos (Espanha), Instituto de Formação Política de Morena (México) e Frente Ampla (Uruguai).

A partir do trabalho coletivo, as instituições convocadoras elaboram uma proposta formativa que inclui algumas das questões fundamentais para pensar o nosso tempo e a nossa região: as fontes de onde surgem as desigualdades e a escandalosa concentração de riquezas; a emergência climática; a captura do estado pelas elites; o papel da mídia, a proliferação do discurso de ódio e da guerra jurídica como estratégias para a desestabilização das democracias e a perseguição de líderes políticos.

Da mesma forma, este espaço de formação visa gerar diálogos que contribuam para o fortalecimento do campo progressista, colocando no centro da agenda o lugar dos projetos de integração regional, novas formas de organização e participação política, novas soberanias (clima, saúde, alimentação) e a construção de agendas socioambientais cujos horizontes são coordenados pela busca de maior equidade e justiça social.

Proposta acadêmica

O curso está organizado em 6 módulos temáticos (com aulas semanais assíncronas) ministrados por destacados professores e professoras e sete entrevistas (sincrônicas) com dirigentes políticos das forças que compõem este curso. O curso será acompanhado por uma equipe de coordenadoras e tutores que vão apoiar o processo de formação das e dos participantes.

Cada módulo de trabalho foi concebido combinando:

· Uma introdução ao tema

· A análise dos casos ou experiências

· Promoção do debate

Temas:

1. Soberania em disputa (ambiental, econômica, do corpo, digital, etc.). Leituras do nosso presente histórico.

2. Velhas e novas ameaças à democracia: guerras jurídicas, movimentos anti-política, igrejas negacionistas, neo-golpes, fake news, infodemia.

3. Meios de comunicação, redes sociais e disputas por significados políticos; pós-verdade.

4. Integração regional. Do Estado às bases sociais (sub-estado, povos, movimentos sociais, empresas, Estados e organizações).

5. Relações de poder: novas formas de organização e participação política (interseccionalidade-feminismo, diversidades-dissidência, antirracismo, demandas geracionais, ambientalismo, etc.-, militâncias, partidos e movimentos).

6. Rumo a uma agenda para o futuro. Um desenvolvimento sustentável para construir horizontes de igualdade e justiça social. 

Coordenação geral:

Crismar Lujano (CELAG, Venezuela)

Julia Goldenberg (Casa Patria Grande, Argentina)

Gabriela Porta (UBA – UNSAM, Argentina / Unidas Podemos, España)

Professores/as:

Alejandro Frenkel (Argentina) | Ernesto Calvo (Estados Unidos) | Gerardo Caetano (Uruguay) | Gustavo Petro (Colombia) | Juan Carlos Monedero (España) | Karina Batthyany (Uruguay) | Márcio Pochmann (Brasil) | Mercedes D´Alessandro (Argentina) | Mónica Bruckman (Brasil) | Natalia Aruguete (Argentina) | Pablo Stefanoni (Argentina) | Valeria Vegh Weis (Argentina) | Yayo Herrero (España)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ