Doe Agora!

iLula debate direito à cidade

Professor da UFABC é o novo convidado do 'Ciclo de Debates Fora da Caixa'


 iLula debate direito à cidade

Reprodução

Equipe iLula 

Professor da UFABC é o novo convidado do 'Ciclo de Debates Fora da Caixa', evento exclusivo do aplicativo iLula

O próximo encontro do Ciclo de Debates Fora da Caixa terá como tema: “Um novo funding do urbano para um outro projeto de desenvolvimento”. A apresentação será na quinta-feira (12/05), às 16h, exclusivamente pelo aplicativo iLula.

O encontro será apresentado pelo Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Conselho Diretor da Urban Studies Foundation (Escócia, fundação vinculada ao periódico científico Urban Studies), Jeroen Klink.

Klink possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987) e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (2000). Acumulou experiência profissional como consultor e pesquisador em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Na Holanda foi membro do corpo docente permanente do Institute for Housing and Urban Development Studies (Universidade de Erasmus – Roterdã/Holanda). No Brasil, trabalhou durante nove anos no governo local, onde ocupou cargos como Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Ele também já ocupou os cargos de Pró-Reitor de Extensão (2006-2008), Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Reitoria (2009-2010) e coordenador do programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (Mestrado e Doutorado) (2012-2015).

Sobre o tema, o autor ressalta:

“Sem mudanças drásticas na atual trajetória de desenvolvimento em curso, o reescalonamento das políticas agressivas de austeridade para os estados e municípios gera um risco concreto de deslegitimação e descontextualização do planejamento, de acordo com o qual o objetivo do funding (garantir o fluxo de caixa e o dinheiro no presente para viabilizar determinados investimentos no futuro) gradualmente penetre e esvazie as premissas constitucionais do direito à cidade e à vida.

Nesse cenário, há uma ameaça de o processo de financeirização, mediado pelo Estado brasileiro, avançar sobre as próprias cidades, naturalizando um quadro de acordo com o qual o próprio cidadão seja responsável pelo gerenciamento individual dos riscos que acompanham a reprodução da vida quotidiana nos espaços urbanos. 

Em contraposição a este modelo que ganha força dia a dia a partir da atual correlação de forças nacionais é urgente apresentar um outro caminho, suas premissas, estratégias, mecanismos e ações, mas que seja orientado por prover bens e serviços públicos que enfrentem e reduzam efetivamente as desigualdades e promovam a sustentabilidade ambiental nas cidades brasileiras.

Debates fora da Caixa

O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem, “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. O que gerou textos que foram apresentados entre os curadores e grupos de pesquisas, criados por área.

O objetivo agora é lançar o “Ciclo Debates Fora da Caixa”, com 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h. A participação será exclusiva pelo APP do ILula.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ