Doe Agora!

Autossuficiência em petróleo durante o governo Lula deixou o Brasil mais forte


Autossuficiência em petróleo durante o governo Lula deixou o Brasil mais forte

No governo Lula, Brasil conquistou autossuficiência em petróleo e ficou mais forte. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em abril de 2006, há 11 anos, o Brasil celebrava a conquista da autossuficiência em petróleo, o que deixou o país mais forte, não sendo mais uma nação altamente dependente de petróleo importado como antes.

Todos os países dependem do petróleo. Mas poucos chegaram à situação de autossuficiência que o Brasil conquistou em 2006, no governo Lula, quando a produção de petróleo se equiparou ao volume de derivados consumidos à época. "A auto-suficiência significa agora que somos donos do nosso nariz", disse o então presidente Lula, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", transmitido pela Radiobrás.

Entre 2008 e 2012, no entanto, a demanda por derivados cresceu 17,6%, graças à expansão do mercado interno, fruto da política de crescimento econômico com distribuição de renda dos governos Lula e Dilma Rousseff.  Ao mesmo tempo, a capacidade de refino não acompanhou o aumento da demanda – até porque a última refinaria brasileira havia sido entregue em 1980.

Com a modernização e ampliação das refinarias já existentes e a construção de novas unidades pelos governos Lula e Dilma, a previsão era que o Brasil reconquistasse a autossuficiência em 2016 - o que aconteceu. No início do ano passado, assim como no governo Lula, o país voltou a produzir mais barris de petróleo do que consome e retomou autossuficiência.

Riqueza do Brasil, nas mãos do povo brasileiro
Em vez de entregar a maior parte dessa riqueza do povo brasileiro a empresas estrangeiras, como querem fazer novamente, os governos do PT optaram pelo modelo de partilha, garantindo  a maior parte dos lucros para a União e subordinando a exploração do Pré-Sal ao projeto de desenvolvimento industrial e tecnológico do país, dinamizando várias cadeias produtivas. Agora, toda essa riqueza corre o risco de ser privatizada e retirada das mãos do povo.

Para saber mais sobre as conquistas e avanços sociais nos governos de Lula e Dilma, acesse o site do Brasil da Mudança

RECOMENDADAS PARA VOCÊ