Doe Agora!

​Conselho da Comunidade de Curitiba quer inspecionar carceragens da PF

Entidade formada por representantes da sociedade civil se reuniu com superintendente da PF para saber das condições do ex-presidente Lula, que por sua liderança política e social exige atenção


​Conselho da Comunidade de Curitiba quer inspecionar carceragens da PF

'A informação é de que ele está bem. Pode receber os médicos dele regularmente e também há médicos à disposição' (Ricardo Stuckert)


Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.

#SejaInstitutoLula #InstitutoLula 


Por Claudia Motta
Da Rede Brasil Atual 

O Conselho da Comunidade de Curitiba encaminhou nesta terça-feira (10) pedido de vistoria às carceragens da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. O órgão apontou preocupações levantadas nos últimos dias com a integridade física do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Houve de hostilidades a manifestantes apoiadores de Lula por parte de pessoas com acesso ao prédio a áudios de agentes do Estado com ameaças ao petista. "Há preocupação quanto a sua segurança em virtude do cargo político ocupado e da liderança na sociedade civil", diz a direção do conselho.

A presidente do órgão, Isabel Kugler Mendes, e a coordenadora administrativa Elisabete Subtil de Oliveira ficaram cerca de uma hora reunidos com o diretor executivo da superintendência. “Eles têm consciência da condição de que é uma pessoa especial, sabem que há uma diferença muito grande no tratamento que deve ser dispensado a ele”, afirmou a presidenta do conselho, Isabel Kugler Mendes. Ela relatou ter se reunido por cerca de uma uma hora com o superintendente da Polícia Federal do Paraná, Maurício Leite Valeixo.

Isabel conta que conheceu Lula quando ainda era presidente. "Ele é uma pessoa que respeito, por quem tenho admiração, é muito inteligente. O conselho, que é representado por integrantes da sociedade civil, lembrou às autoridades de Curitiba suas funções primordiais", disse.

Entre essas atividades, visitar estabelecimentos penais, entrevistar presos, pleitear recursos materiais e humanos para melhorar a assistência ao preso, fomentar a criação de programas de atendimento e a participação da comunidade na execução penal.

Nos últimos dias, em decorrência do mandado de prisão expedido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o conselho recebeu diversas solicitações de órgãos e entidades sobre as condições de cárcere submetidas ao líder político. "Desta maneira, no uso de suas atribuições legais, com especial fundamento na participação cidadã da nossa Carta Magna, requer acesso à sala de Estado Maior reservada ao ex-presidente e às dependências da carceragem da Polícia Federal (PF), onde se encontram os demais custodiados", diz o ofício da entidade. O conselho já vinha realizando inspeções mensais ao Complexo Médico Penal, em Pinhais, onde estão detidos outros 14 presos da Operação Lava Jato.

visita pode ser autorizada, caso Lula queira, explicou Isabel. “Eles ficaram de estudar com atenção nosso pedido de vistoria, que faz parte do nosso trabalho, é uma constante. Mas para ele receber alguém, ele tem de querer.”

Quarta-feira é o único dia de visita geral, familiar. Isabel afirma que, de acordo com a PF, Lula ainda não teria esboçado a intenção de ver ninguém.

“Informaram que ele está tranquilo, calmo. Tem lido muito e tem direito a assistir TV. Mantém contato com seu advogado, o doutor Zanin, que o vê todos os dias e passa a ele o que chega.”

MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASILSuperintendência da Polícia Federal em Curitiba
Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Segurança e saúde

De acordo com Isabel, Lula está seguro e o local onde está é monitorado. “A alimentação dele não é separada, é coletiva, igual para todos. O superintendente relatou que a comida é de boa qualidade e que Lula tem se alimentado bem. Toma muita água e por isso a tem sempre à disposição.”

O espaço de sol para o ex-presidente seria uma sacada segura, grande, mas que ainda não foi utilizada porque ele não quis. Segundo Isabel, ele andará e tomará sol quando manifestar vontade.

Isabel questionou ainda sobre a saúde de Lula. “A informação é de que ele está bem. Pode receber os médicos dele regularmente e também há médicos à disposição imediatamente, caso seja necessário.”

Para a presidenta do conselho, foi uma conversa satisfatória. “Passou segurança em relação à situação do ex-presidente.” Agora, esperam a resposta da Superintendência da PF sobre a visita a Lula. Não há prazo.

Respeito e solidariedade

A advogada também é responsável pela visita ao Complexo Médico Penal, na capital paranaense. Desde 20 de março de 2015, grande parte dos presos da Lava Jato foi transferido para o CMP.

O local é um antigo manicômio judiciário que hoje abriga um hospital e um presídio para 659 pessoas. Lá há uma ala feminina com grávidas e presas que passam por algum tratamento, mulheres juradas de morte. Também as galerias 1 e 2 que abrigam detentos com transtornos mentais. As 3 e 4, de presos com problemas psíquicos causados ou agravados pelo uso abusivo de drogas. A galeria 5 de “presos especiais” como ex-policiais e idosos. E a 6, com os presos da Lava Jato.

Foi a relação entre esses "velhinhos" – que chegam a ter mais de 80 anos, em geral pobres e abandonados pela família – que aproximou Isabel dos presos da mais famosa operação policial do país.

“Você chegava lá, de repente você via um velhinho com uma camisa daquele jacarezinho. Daí a pouco você via ele com um casaco especial. Os 'lavajatos' passaram a dividir as roupas deles. E eu passei a respeitá-los mais”, disse a advogada em entrevista ao jornal local Metro.

Isabel recorda que os banheiros só tinham chuveiros frios e nenhum réu de Sérgio Moro fez objeção. “Mas quando os velhinhos entraram, eles [os da Lava Jato] perguntaram: não tem como colocar chuveiro quente? Eles são tão velhinhos…”. O conselho, então, comprou oito duchas “de oitenta a cem reais” e doou à galeria 6, que desfruta de banhos quentes até hoje.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ