Doe Agora!

"É preciso recuperar a vivência da diversidade”

Em entrevista de rádio, ex-presidente destacou que país vive clima pesado, de ódio, prejudicial, e que é necessário recuperar a harmonia


"É preciso recuperar a vivência da diversidade”

Lula em entrevista a Fernando Cadeira, da rádio Alto Piranhas. Foto: Ricardo Stuckert

“Esse país era o país mais otimista do mundo e que mais acreditava no futuro, vivia em êxtase. E degringolou, mas temos que devolver um clima de harmonia para ele”, afirmou em entrevista na manhã deste domingo à Fernando Caldeira, da rádio Alto Piranhas, da Paraíba.

Lula está na Paraíba como parte da viagem Lula Pelo Brasil. Da capital João Pessoa, ele seguiu para Campina Grande.

O ex-presidente apontou que o país vive um clima de ódio, um fla-flu constante, desde a campanha de 2014, e que isso é prejudicial.

“A campanha de 2014 foi muito nervosa, acirrada, e ficou um clima muito pesado na sociedade. E o país não vai para frente nesse clima. Tem que levantar de bom humor e dar bom dia para as pessoas na rua”, disse ele.

Lula citou os episódios de hostilidades em restaurantes e cinemas, e afirmou que é necessário se conviver de forma harmônica com seus adversários políticos. “Se a gente recuperar isso, o Brasil volta a viver clima de tranquilidade”, diz.

PrevidênciaDurante a entrevista, Lula falou bastante sobre a reforma da Previdência. Ele lembrou que entre 2004 a 2014, a Previdência foi superavitária todos os anos porque a economia crescia.

“Eu tenho a solução para a Previdência, que é fazer a economia voltar a crescer”, disse. “Não é justo fazer corte colocando tudo nas costas do trabalhador. Quer fazer reforma? Chame as partes para dialogar”, afirmou o ex-presidente.

“Chame trabalhadores, centrais, empresários e discuta a Previdência de forma civilizada. Vamos discutir a aposentadoria de quem ganha mais”, disse.

Para Lula, a política de austeridade do governo de Michel Temer (PMDB) não está funcionando. “Eu não acredito nesse modelo (corte para pagar dívida). O governo atual está cumprindo uma cartilha que não deu certo em lugar nenhum do mundo”, disse.

Lula acredita que é necessário investir em infraestrutura para recuperar a economia. “Nós temos uma reserva internacional de 380 bilhões de dólares e poderíamos usar parte disso em obras de infraestrutura. Nada no custeio, mas em infraestrutura”, disse ele.

Para o ex-presidente, falta credibilidade ao governo golpista. Sem credibilidade, ninguém se anima a investir no país.

Regulação da mídiaLula voltou a defender a regulação dos meios de comunicação. “A regulação da mídia não deveria espantar nenhum empresário da comunicação. Ela está na lei. Não é certo nove famílias dominarem a comunicação”, disse.

Para ele, a sociedade não é obrigada a ter informação que foi imposta pelos meios de comunicação.

Lula afirmou que a internet cumpre um papel extraordinário nessa democratização, pois faz com que qualquer pessoa com um celular na mão possa virar um jornalista.

“Cada deputado e senador virou uma tevê ambulante, não tem um deputado hoje que não tenha um Face para se comunicar com sua base eleitoral”, afirma. 

Da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ