Doe Agora!

Instituto Lula visita refugiados em ocupação de sem-teto em SP

Estrangeiros acolhidos pelo movimento sem-teto vivem no Hotel Cambridge, onde se organizam e se adaptam ao novo país


Instituto Lula visita refugiados em ocupação de sem-teto em SP

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

A equipe da Iniciativa África do Instituto Lula fez uma visita à ocupação do Hotel Cambridge, no centro de São Paulo, para conhecer as instalações onde vivem e se organizam 26 imigrantes e refugiados da África e da América Latina, por meio do Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem teto. Acolhidos pelo MTSC (Movimento dos Sem-Teto do Centro), eles se integraram às cerca de 500 pessoas que vivem na ocupação, iniciada em novembro de 2012.

Entre os estrangeiros que se integraram à ocupação, há cinco refugiados (de Haiti, Congo, Nigéria e Síria) e 21 imigrantes (de Bolívia, Paraguai e Peru). Eles participam normalmente das atividades coletivas mantidas no prédio, como assembleias de moradores, mutirões de limpeza e atividades culturais --a ocupação conta ainda com fábrica de bolos instalada em uma das cozinhas coletivas, oficina de costura, aulas de música e de boxe, além de cursos de línguas ministrados pelos refugiados.

O prédio do antigo Hotel Cambridge pertence à Prefeitura de São Paulo desde 2011. Os sem-teto têm projeto pronto para transformar o prédio em uma instalação de Habitação de Interesse Social com 121 unidades habitacionais em 15 andares, e aguardam que o poder público autorize as obras.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ