Doe Agora!

Jogos de smartphone na Colômbia ensinam crianças sobre culturas indígenas do país

Projeto busca incentivar a divulgação da diversidade indígena em instituições de ensino colombianas


Jogos de smartphone na Colômbia ensinam crianças sobre culturas indígenas do país

Colombia Games

Por Emilly Dulce
Do Brasil de Fato

Na Colômbia, quarta maior economia da América Latina, o projeto Sabiduría Ancestral Indígena (Sabedoria Ancestral Indígena), utiliza aplicações digitais e cartilhas educativas para incentivar o resgate e o reconhecimento de culturas indígenas.

O projeto tem como objetivo utilizar os recursos como parte da educação formal de crianças e adolescentes no país.

A série de jogos de smartphone conta com oito histórias interativas que trazem contos mágicos de antepassados sobre a conexão entre o mundo dos animais e dos seres humanos.

Os aplicativos também exploram os diferentes ecossistemas habitados por comunidades indígenas na Colômbia e o compromisso delas em preservar esses espaços para as próximas gerações. Os jogadores devem resolver enigmas e desvendar personagens das narrativas, enquanto aprendem línguas indígenas e conhecem melhor as culturas ancestrais

A iniciativa é financiada pelo Grupo Sura, uma multinacional colombiana de seguros e realizada em parceria com a empresa Colombia Games.

A pesquisadora Cecilia Duque e um grupo de 20 pessoas trabalharam em oito comunidades indígenas de diferentes etnias para montar o projeto, que nasceu no ano de 2010. A empresa seguradora também enviou cerca de 200 professores para escolas com o objetivo de educar crianças sobre culturas ameaçadas no país.

Os jogos estão disponíveis para os sistemas operacionais iOS e Android e podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais AppStore e Google Play.

Veja o vídeo sobre os aplicativos:

Edição: Vanessa Martina Silva

RECOMENDADAS PARA VOCÊ