Doe Agora!

Novo prazo para edital Mundo do Trabalho

Projeto parceria entre o Dieese e o Instituto Lula tem inscrições prorrogadas até 16 de novembro


Novo prazo para edital Mundo do Trabalho

Pixabay

O prazo de inscrições para o edital 07/2022 “Outros futuros possíveis para o mundo do trabalho no Brasil: direitos trabalhistas, previdenciários e sindicais” foi prorrogado para 16 de novembro.

Parceria entre o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) e o Instituto Lula, o edital tem por objetivo estimular a formulação de proposições inovadoras para pensar o futuro do trabalho. Podem participar todas as pessoas que refletem sobre o tema, seja da academia ou da militância do mundo do trabalho.

Segundo o novo cronograma, a divulgação das inscrições aceitas conforme conferência da documentação passa para 16 de maio de 2023.

Sobre o projeto

O projeto parte do pressuposto de que o trabalho vem se transformando no Brasil, a partir de escolhas políticas e econômicas. Num contexto em que, sem resolver os problemas estruturais, o país passou a ter novos desafios com a precarização resultante da lógica neoliberal vigente. Elevação da informalidade, da terceirização, queda de renda, flexibilização da jornada de trabalho, reformas que retiraram direitos e a ampliação da fragmentação da força de trabalho em uma diversidade de situações de precariedade. E ainda, o surgimento da pandemia da covid-19 acelerou mudanças tecnológicas importantes e aprofundou a crise no mundo do trabalho.

Diante disso, como garantir a criação de empregos em quantidade suficientes e com qualidade, e ainda, que superem as desigualdades presentes no mercado de trabalho no Brasil? Como permitir que a classe trabalhadora atual se organize, de tal forma que apresente a sua perspectiva para a regulação e organização para uma nova classe trabalhadora, atenta aos desafios do século XXI e suas singularidades?

Criar um espaço para refletir sobre os futuros possíveis para o trabalho no Brasil – para além do diagnóstico já conhecido – é o objetivo deste edital. Serão premiados cinco pesquisadores que, com o prêmio de R$ 3 mil cada, deverão trabalhar na produção de estudos e/ou ensaios para o mundo do trabalho na perspectiva do futuro.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ