29/08/2016 14:08
Aqui você pode baixar em PDF o Relatório da Iniciativa América Latina do Instituto Lula. Ou veja o documento completo no pé deste texto.
Lula foi o Presidente brasileiro que mais fez pela aproximação e integração da América do Sul e do conjunto da América Latina. Durante seus dois mandatos, dedicou-se com entusiasmo à causa do desenvolvimento soberano e compartilhado da região. Sua política externa altiva e cooperativa foi fundamental para criar um clima de verdadeira confiança entre os países latino-americanos. Em oito anos de governo, Lula fez 114 viagens a países da região, além de participar de dezenas de reuniões bilaterais e multilaterais que resultaram num forte incremento das nossas relações diplomáticas, políticas, econômicas, sociais e culturais.
Ao final do seu mandato, o ex-presidente Lula, junto com alguns companheiros, decidiu continuar contribuindo com as causas nacionais e internacionais defendidas durante os seus governos, especialmente o combate à fome e à pobreza, a integração da América Latina e a cooperação para o desenvolvimento da África. Foram criados, no Instituto Lula, dois projetos permanentes de trabalho com essa finalidade: a Iniciativa África e a Iniciativa América Latina.
Nos seus cinco anos de existência, a Iniciativa América Latina, coordenada pelo ex-Ministro Luiz Dulci, realizou e apoiou inúmeras atividades, debates e publicações sobre a importância e as perspectivas da integração regional. Neste período, Lula fez 36 viagens a países latino-americanos e participou de outras 88 atividades diretamente relacionadas ao tema.
O que é a Iniciativa América Latina do Instituto Lula?
Entre os organismos regionais, instituições de fomento e centros de pesquisa nacionais e continentais que são parceiros regulares da Iniciativa América Latina estão: a União das Nações Sul Americanas (UNASUL), o Instituto Social do Mercosul (ISM), a Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (CEPAL), o Centro de Formação para a Integração Regional (CEFIR), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O objetivo geral da Iniciativa América Latina é contribuir para uma integração que não se restrinja apenas à esfera comercial e que não seja assimétrica, mas que possa favorecer o desenvolvimento econômico e social de toda a região e torná-la um ator reconhecido e respeitado em escala global, condizente com a nova geopolítica mundial, num planeta que não é mais bipolarizado e sim multipolar.
Veja abaixo o relatório completo: