Doe Agora!

Canção coloca Lula ao lado de lideranças históricas


Canção coloca Lula ao lado de lideranças históricas

Foto: Ricardo Stuckert

Do Portal Socialista Morena  

O músico e produtor brasileiro Daniel Téo, nascido em Chapecó-SC e radicado nos Estados Unidos há sete anos, compôs uma belíssima música para o ex-presidente Lula. O tema serviu como trilha sonora de um inspirador e emocionante vídeo –também produzido por Daniel e sua equipe– publicado justamente neste domingo, dia em que uma nova injustiça foi cometida contra o petista, que viu a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro rasgarem a Constituição para impedir o cumprimento de uma ordem judicial que determinava a sua libertação.

No melhor estilo das canções de protesto dos anos 1960, a letra, composta no dia da prisão de Lula, 7 de abril, coloca Lula ao lado de outras lideranças globais históricas e contemporâneas que sofreram injustiças, perseguições ou foram vítimas de violência, como Nelson Mandela, Dalai Lama, Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King, John Lennon, Malala e Woody Guthrie, entre outros.

“Vamos dar as mãos/ Vamos cantar na rua por: Tutu, Gandhi, Parks, King, Joseph, Douglas, Paine, Anthony. Por Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama, Mandela, Simone, Guthrie!”, diz o refrão.

O artista conta que está buscando alguma forma de doar parte do que ganha com o seu trabalho –através do download de suas músicas nas plataformas de música digital e no youtube, por exemplo– para fortalecer a vigília permanente instalada em Curitiba em prol da liberdade de Lula. Outra opção seria apoiar o Instituto Lula, que tem enfrentado dificuldades para se manter por conta da perseguição judicial.

O músico Daniel Téo. Foto: ANNETTE MCNAMARA/DIVULGAÇÃO

Daniel Téo é formado em Engenharia pela PUC-RS –“mas fui o pior aluno de todos os tempos”, confessa– e toca profissionalmente desde os 18 anos. Suas influências são Bob Dylan (“em primeiro lugar”), Leonard Cohen, Gram Parsons, Hank Williams, The Byrds, Rolling Stones e os Beatles. No Brasil bebe na fonte de Tonico e Tinoco, Roberto Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Gal Costa “e Mutantes, claro”. Seu trabalho está disponível tanto no Spotfy quanto no Deezer, as principais redes de música online.

Assista ao videoclipe de “You’re Not Alone”, em homenagem a Lula:

Tradução livre da letra

Você não está sozinho


Você não está sozinho

Juntos somos mais fortes

Conhecemos um jeito melhor de vencer.


Você não pode me ouvir, ah Deus

não há muros para sonhadores 

eles não podem nos impedir de sonhar


Ei você no vale

Venha para o topo da montanha

Vamos juntar nossas mãos

Vamos cantar pela avenida para:


Joseph, Douglass, Paine, Anthony.

For Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama,

Mandela, Simone, Guthrie.



Você tem que acordar!

Silencie o ruído, irmã

Você tem a visão.


Não desista para o medo

Nós vamos ficar aqui,

Eles não podem nos dividir.


Ei você no vale

Venha para o topo da montanha

Vamos juntar nossas mãos

Vamos cantar pela avenida para:


Tutu, Gandhi, Parks, King,

Joseph, Douglass, Paine, Anthony.

For Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama,

Mandela, Simone, Guthrie.


* Os personagens citados na música são, em ordem de citação: Desmond Tutu, Mahatma Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King, Chief Joseph, Frederick Douglass, Thomas Paine, Susan B. Anthony, Lula, John Lennon, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Nelson Mandela, Nina Simone e Woody Guthrie

RECOMENDADAS PARA VOCÊ