Doe Agora!

Grupo Gate publica nota de apoio a Marcio Pochmann


Grupo Gate publica nota de apoio a Marcio Pochmann

Fotografia: Elineudo Meira

Gate é o grupo de acompanhamento de temas estratégicos criado no Instituto Lula  para discutir e produzir documentos que pensem o Brasil nos próximos 20 anos.

Leia a nota:

É com satisfação e esperança que soubemos da indicação do economista e professor Márcio Pochmann para presidência do IBGE. Satisfação não apenas com o que representa, pelo reconhecimento da capacidade de Márcio como gestor, profissional e acadêmico tantas vezes testada. Sua experiência e capacidade criativa como gestor esteve muitas vezes a prova em sua longa carreira na universidade, no setor público, e em organizações da sociedade.

Márcio tem longa e brilhante carreira docente, com titulação e trabalhos publicados e formou gerações de economistas, mestrandos e doutorandos que passaram por suas docências. Foi técnico do DIEESE, um instituto de assessoria aos sindicatos e produção técnica e estatística na área do trabalho. Foi dirigente de órgãos como a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lula. Tem larga experiência no setor público, em especial como Secretário da prefeitura paulistana e presidente do IPEA.

Mais do que a justiça que se faz com a indicação, ganha o IBGE, reforçado no momento atual não apenas pela grande sensibilidade e conhecimento de Márcio com os temas estatísticos, sociais e econômicos, como por uma indicação vinda diretamente da Presidência da República. Depois de anos sendo relegado a um segundo plano e definhando, sob os dois últimos governos recentes que, por seu viés liberal, não viam um instituto que produz dados e informações que orientam políticas públicas como essencial ao país, o IBGE ganha agora essa preocupação relevante da mais alta autoridade do país, e um quadro a altura da missão de recompor o órgão e recolocá-lo dentro dos padrões de qualidade que poderão permitir a qualidade das informações produzidas e que delas possam sair políticas públicas adequadas à construção de um país democrático, socialmente mais justo e menos desigual, preocupações com as quais sempre esteve conectado o novo presidente indicado para o órgão.

A resistência encontrada pelo nome no último período mostra a força da indicação, e sua importância para contribuir para deixar para trás as dificuldades pelas quais o IBGE passou nos últimos anos. Um novo IBGE passa a ser apontado para o futuro, com mais transparência, conexão com a sociedade, qualidade das informações, debate acadêmico e vida.

Ganha o IBGE, ganha o governo Lula e ganha a parcela da população preocupada em construir alternativas para o futuro do país. Márcio Pochmann, toda sorte e felicidade no exercício de suas novas funções, pois capacidade de estar a altura do desafio você já tem.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ