Eleitores se registram na África do Sul em 2014. Foto: HelenOnline/Wikimedia Commons
17/07/2015 12:07
A Iniciativa África do Instituto Lula irá realizar em 29 de julho seu VII Seminário “Conversas sobre África” em parceria com o Instituto Brasil-África e o Sindicato dos Bancários.
Os professores Salem Nasser (FGV-SP), Reginaldo Nasser (PUC-SP) e Paulo Hilu (UFF) irão debater junto a Celso Marcondes, diretor do Instituto Lula, “O avanço da democracia na África e a ameaça do terrorismo”.
A África é a região que mais cresce no mundo: seu PIB cresce a uma taxa de 5% ao ano desde 2000 e o investimento direto estrangeiro no continente cresceu cinco vezes desde 2000, atingindo hoje US$ 50 bilhões anuais. Em vários países, há uma alta proporção de mulheres no Congresso: Ruanda (65%), Ilhas Seychelles, Senegal e África do Sul, (mais de 40%). Este ano, diversos países africanos, notadamente os países lusófonos, comemoram 40 anos de independência e o continente é hoje marcado, no geral, por eleições relativamente pacíficas.
Porém, é preocupante a ocorrência de atos terroristas e de formação de grupos que dirigem regiões por eles dominadas como um “contra-poder” ou um “estado paralelo”. Os recentes ataques na Tunísia, na França e no Kuwait, além dos ataques recorrentes do Boko Haram, chamam atenção para sistemas políticos ainda , em parte, frágeis.
De que forma podemos constatar um real avanço da democracia na África desde a colonização? Em que medida estes atos e essas organizações terroristas são fatores desestabilizadores para estas novas democracias? Há uma diferença entre correntes do terrorismo em países árabes e na África subsaariana? Quais suas características?
O debate tentará responder a estas e outras questões. Estão todos convidados: inscrições gratuitas até 27 de julho. As vagas são limitadas.
Veja a programação:
VII Seminário “Conversas sobre África” - " O avanço da democracia na África e a ameaça do terrorismo.
- Salem Nasser, membro do Conselho África do Instituto Lula, professor e coordenador do Centro de Direito Global da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV- São Paulo, SP):
- Reginaldo Nasser, professor e chefe do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP);
- Paulo Hilu, professor e coordenador de pesquisa de pós-graduação em Antropologia e do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói, RJ);
- Celso Marcondes, diretor para África do Instituto Lula.
Onde e quando
Quarta-feira 29 de julho, as 18h30
Auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo
Rua São Bento, 413, Centro – próximo ao metrô São Bento