Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
24/01/2015 17:01
"Enquanto o PT governar a cidade de São Paulo e o Brasil, os bolivianos serão tratados como brasileiros". A afirmação foi feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde deste sábado (24), durante visita à terceira edição da Feira da Alasita - tradicional encontro boliviano na Capital.
Lula destacou a contribuição dos imigrantes à cultura e à economia do país e reforçou que já houve "avanços extraordinários" na integração latinoamericana. Ao lado do secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Rogério Sottili, o ex-presidente visitou uma barraca de artesanatos bolivianos e provou a salteña - prático típico do país.
Ao ser chamado ao palco, Lula lembrou que, em 2009, quando uma forte crise economia ganhou escala mundial e muitos casos de perseguição a estrangeiros foram registrados, ele anistiou 42 mil imigrantes que viviam no Brasil. "Dos quais, 32 mil eram bolivianos", completou. Lula também cumprimentou Sottili e o prefeito Fernando Haddad por estenderem o programa Bolsa Família a cinco mil famílias imigrantes na cidade.
Ouça a fala de Lula no encontro:
Lula lembrou ainda que a feira ocorre na mesma semana em que Evo Morales, presidente reeleito da Bolívia, tomou posse para o terceiro mandato à frente do Palácio do Quemado. E, se colocando à disposição da comunidade boliviana e estrangeira de uma maneira geral, puxou o coro de "Viva Evo Morales".
Veja a participação de Lula no encontro: