Doe Agora!

"Ninguém tem nada contra investigação na Petrobras. Não pode é prejudicar inocentes”

Em ato dos petroleiros em Niterói, o ex-presidente criticou o desmonte da empresa estatal


"Ninguém tem nada contra investigação na Petrobras. Não pode é prejudicar inocentes”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um ato contra o desmonte da Petrobras na manhã desta quinta-feira (25), promovido pela Federação Única dos Petroleiros, a CUT-RJ e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT).

Em seu discurso, o ex-presidente falou sobre o empenho dedicado a fortalecer o setor naval e de petróleo durante seu mandato. “Em 89 eu fui no estaleiro em Angra dos Reis, vi aquele estaleiro fechado e os trabalhadores vendendo cerveja no isopor. E decidi ali que, se um dia eu fosse presidente, ia recuperar a indústria naval do Brasil”. “Ganhei as eleições e a primeira coisa que fiz foi brigar com a diretoria da Petrobras”, relembrou. “Nós começamos a colocar nomes de personalidades brasileiras nos navios. E o primeiro foi o Almirante Negro João Cândido.”

Lula citou também a Lei da Partilha do Pré-Sal, que garante que recursos vindos da exploração do petróleo sejam direcionados à saúde e à educação: “Antigamente o petróleo era da empresa que perfurava. Agora não. O óleo de baixo é nosso, o de cima também é nosso. Nós dissemos: o petróleo é do povo brasileiro. E o dinheiro vai ser investido na educação do povo brasileiro".

As indústrias do petróleo e metalúrgica, afirmou o ex-presidente, estão sofrendo com a crise econômica que “não nasceu aqui dentro, nasceu no coração do capital financeiro em 2007”, disse.

“O setor metalúrgico foi o que mais sofreu com a crise no setor de óleo e gás. O setor de serviços de óleo e gás no Brasil chegou a ter 1 milhão de trabalhadores em 2012, hoje tem 500 mil. Entre janeiro de 2015 e abril de 2016 foram fechados mais de 300 mil postos de trabalho segundo a FUP”, afirmou Lula.

Outro fator decisivo para a crise no setor são as investigações da Lava Jato, avaliou o ex-presidente: “Vocês têm q dizer em alto e bom som: ninguém aqui tem nada contra investigação de roubo na Petrobras. O que não pode é prejudicar inocentes.”

Por isso, “o Brasil tem que pensar com carinho na Petrobras. Mas a Petrobras tem que pensar com carinho no Brasil e não ficar comprando de fora”, pediu Lula.

Ouça o discurso do ex-presidente Lula na íntegra: 


Conheça as conquistas de Lula e Dilma nas indústrias naval e petroleira. Visite o Brasil da Mudança e saiba mais: http://brasildamudanca.com.br/pre-sal/pre-sal 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ