Doe Agora!

Baixe o boletim sobre Cidades Inteligentes

Este foi o segundo lançamento de uma série de 12 boletins produzidos no âmbito do projeto Fronteira Digital, iniciativa do Instituto Lula dedicada ao mapeamento da fronteira digital


Baixe o boletim sobre Cidades Inteligentes

Nesta terça-feira (12) foi lançado o boletim “Cidades Inteligentes: soluções e desafios para cidades menos desiguais”, produzido pelo núcleo de pesquisa front-D, dedicado ao mapeamento da fronteira digital. 

Já imaginou todas as possibilidades em utilizar ferramentas digitais e inteligência artificial para resolver problemas de cidades como São Paulo? Gestores públicos poderiam testar meios de resolver o problema de tráfego, planos de emergência para desastres naturais poderiam ser elaborados antes que os desastres ocorram e poderíamos ter diferentes soluções para a rede de lixo e esgoto. Tudo isso de forma sustentável e eficiente. O conceito de “cidade inteligente”, ou smart city já não é mais uma utopia e faz parte do conjunto de ferramentas que integram um novo modo de enxergar as cidades. 

Para destrinchar o conceito de Cidades Inteligentes, além do boletim, pesquisadores realizaram um encontro virtual para debater o tema: Aline Miglioli, doutoranda em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Unicamp; Gabriel Figueiredo, doutorando em Tecnologia da Arquitetura pela USP; e Jess Reia, professora na Escola de Ciências de Dados da Universidade de Virginia.

Assista o lançamento virtual:

Este documento é parte integrante do projeto “Novas e velhas desigualdade na era digital”. Ao todo serão 12 boletins publicados pelo núcleo de pesquisa front-D, dedicado ao mapeamento da fronteira digital. O primeiro boletim falava sobre políticas de cuidado e já pode ser acessado neste link.

Abaixo, leia e faça o donwload do boletim “Cidades Inteligentes: soluções e desafios para cidades menos desiguais”

RECOMENDADAS PARA VOCÊ