Instituto Lula

Doe agora
Menu

Artigo debate presença militar na política brasileira

22/11/2022 13:27

Divulgação

Vencedora de edital do Instituto Lula, a doutora em Relações Internacionais Mariana Alves da Cunha Kalil apresenta nesta quarta-feira (23) seu artigo sobre as motivações geopolíticas para ampliação da presença militar na política brasileira entre 2013 e 2022. 

Com comentários de Antônio Jorge Ramalho, doutor em Sociologia, o webinário será transmitido a partir das 19h pelo canal do Instituto Lula .


O estudo sobre o tema Desafios da Ordem Global faz parte da série de projetos vencedores de editais do IL, exibidos ao longo de segundo semestre deste ano.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados

Nova grade de webinários

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, o Instituto Lula promove essa série de 18 webinários que apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. 

O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público por meio dessa série de webinários. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

No mês passado, foram exibidos pelo canal do instituto onze desses seminários, sempre em consonância com o compromisso do IL em divulgar o conhecimento e estimular o debate necessário em qualquer sociedade democrática.

Com o início do período de campanha eleitoral, no entanto, as atenções passaram a se concentrar em torno das eleições e o conteúdo dos artigos não dialoga com esse contexto. Para evitar ilações inadequadas com a disputa presidencial, o Instituto – suprapartidário e sem fins lucrativos – decidiu reorganizar a grade dos webinários. Veja abaixo: