Primeiro ciclo da série de 18 webinários promovidos pelo Instituto Lula debateu quatro temas nas áreas de tecnologia e cibersegurança
Divulgação
04/08/2022 21:08
Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, o Instituto Lula está promovendo uma série de 18 webinários que apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu quatro bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu 15 bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários transmitidos pelo canal do Instituto Lula. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.
A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital.
No dia 25 de julho a pesquisadora Gisele Orlandi Introíni falou sobre a fabricação digital , em impressoras 3D, como alternativa para autonomia do SUS.
Em 26 de julho, o especialista em segurança cibernética Eduardo Izycki exibiu um amplo painel sobre a questão da insegurança cibernética global.
Mestre em Ciência Política, Mateus Mendes de Souza demonstrou, em sua apresentação no dia 29 de julho, a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação a serviço de um Brasil soberano , desenvolvido e igualitário.
A série foi finalizada no dia 1º de agosto com o cientista político Alexandre Arns Gonzales. Seu webinário tratou de Cibersegurança e integridade eleitoral : a política das plataformas de mídias digitais para as eleições de 2022 no Brasil.
Outros webinários
No mês de agosto, nos dias 4, 9, 12, 17 e 19, os webinários trarão para debate o tema Desigualdades: Identidades e Cuidados. Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, em pauta os Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades.
Com transmissão pelo canal do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.