Doe Agora!

Instituto Lula abre série de debates nesta segunda

Serão 18 webinários sobre os temas Soberania e Segurança na Era Digital; Desigualdades: Identidades e Cuidados; Desafios da Ordem Global; Inclusão e Combate às Desigualdades


Instituto Lula abre série de debates nesta segunda

Divulgação

Serão 18 webinários sobre os temas Soberania e Segurança na Era Digital; Desigualdades: Identidades e Cuidados; Desafios da Ordem Global; Inclusão e Combate às Desigualdades

O tema Soberania e Segurança na Era Digital abre um ciclo de 18 webinários promovidos pelo Instituto Lula. O primeiro, nesta segunda-feira (25), vai tratar da influência da tecnologia na soberania moderna. A partir das 19h, a pesquisadora Gisele Orlandi Introini, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), falará sobre a manufatura 4.0 intra-hospitalar e o SUS.

Na terça-feira (26), o assunto é o papel das empresas de tecnologia na cibersegurança internacional. Eduardo Izychi, doutorando na Universidade de Brasília (UnB) sobre o tema, abordará a questão do hacking e a (in)segurança cibernética.

O uso das tecnologias da informação e comunicação a serviço do Brasil será o assunto da sexta-feira (29), com exposição de Mateus Mendes.

E, em 1º de agosto, o tema da soberania digital se encerra com o webinário que vai tratar do papel das empresas de tecnologia na cibersegurança internacional. Alexandre Arns Gonzales falará sobre a integridade eleitoral: a política das plataformas de mídias digitais para as eleições de 2022 no Brasil.

Debates seguem até setembro

No mês de agosto, nos dias 4, 9, 12, 17 e 19, o webinário trará para debate o tema Desigualdades: Identidades e Cuidados. Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, em pauta os Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades. 

Com transmissão pelo youtube do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das novas e velhas desigualdades na era digital, os 18 webinários apresentam e debatem estudos aprovados na chamada pública realizada pelo IL no final de 2021. Todos, agora, estão na etapa final.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate)  e curador dos debates.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ