Doe Agora!

Webinários abordam desigualdades: identidades e cuidados

Conheça o segundo ciclo de seminários do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital


Webinários abordam desigualdades: identidades e cuidados

Divulgação

Conheça o segundo ciclo de seminários do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, o Instituto Lula está promovendo uma série de 18 webinários que apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários transmitidos pelo canal do Instituto Lula. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital. Acompanhe. 

A segunda série tratou do tema Desigualdades: identidades e cuidados.

No primeiro debate dessa série, em 4 de agosto, o pesquisador Annibal Coelho de Amorim falou sobre as lutas das pessoas com deficiência.


A nova face da economia dos cuidados foi pauta do webinário do dia 9. Doutoranda em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini falou sobre a invisibilidade do trabalho de quem cuida e da desvalorização desse serviço que gera renda e riqueza.


Uma ampla pesquisa sobre soluções alimentares no combate à fome diante das mudanças climáticas foi o estudo apresentado no dia 12 pela professora Vanessa Negrini, mestre e doutora em políticas de comunicação e cultura.


O pesquisador Gabriel Penna Andrade falou, no dia 17, sobre como o sistema de Justiça pode levar em consideração a própria Constituição na garantia do direito à privacidade LGBTQIA+.


Movimentos identitários na era digital: desigualdades e estratégias de combate à pobreza no Brasil. Esse foi o tema do artigo da doutoranda em Dança Raissa Conrado Biriba, exibido em 19 de agosto.


Outros webinários

Nos dias 22, 24, 26, 31 de agosto e 2 de setembro, entra em pauta o tema Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades

Com transmissão pelo canal do Instituto Lula, os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate) e curador dos debates.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ