Doe Agora!

PT impediu destruição dos partidos pela Lava Jato

...


PT impediu destruição dos partidos pela Lava Jato

A operação italiana que inspirou a Lava Jato destruiu todo o sistema partidário de seu país. O ex-juiz Sérgio Moro admitiu ter se inspirado nos métodos italianos para a Lava Jato. Na segunda aula do curso sobre os impactos da Lava Jato no Brasil, os cientistas políticos Fábio Kerche e Talita Tanscheit falaram sobre o terremoto que a operação provocou no sistema político. Segundo Fábio, uma das diferenças entre o que aconteceu na Itália e no Brasil foi que no Brasil, o sistema partidário foi muito abalado, mas não foi completamente destruído. E um dos responsáveis por essa resistência foi justamente o Partido dos Trabalhadores. Assista à aula e entenda.

Para o encontro sobre Sistema político, convidamos Fábio Kerche e Talita Tanscheit, cientistas políticos.

Acompanhe a transmissão ao vivo, às 17h, pelo YouTubee pelo Facebookdo Instituto Lula. O vídeo será anexado também a esta página assim que o evento começar. 

Este clico é um mergulho nos efeitos que a Lava Jato causou na economia, no emprego e na sociedade. A pedido da CUT (Central Única dos Trabalhadores), o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mergulhou durante mais de um ano em contratos e dados oficiais para calcular o prejuízo que os métodos da Lava Jato causaram ao país, que serão apresentados durante o ciclo.

Abaixo, assista ao encontro de abertura:


Confira a programação:

15 de junho: Lawfare e Poder Judiciário - Gisele Cittadino, jurista

22 de junho - Democracia e Lava Jato - Paulo Moreira Leite, jornalista

29 de junho: Capitalismo e corrupção - William Nozaki, cientista político

6 de julho: Impactos econômicos intersetoriais - Sergio Nobre, presidente da CUT, e Fausto Augusto Jr, coordenador-técnico do Dieese

13 de julho: Implicações macroeconômicas - Luiz Fernando de Paula, economista, e Rafael Moura, cientista político

20 de julho: Impactos nas relações internacionais - Carol Proner, jurista

27 de julho: Lava Jato, violência e sociedade - Gabriel Rocha Gaspar, escritor, e Fernando Sarti, historiador

RECOMENDADAS PARA VOCÊ