Doe Agora!

Brasileiros aumentam buscas por “inflação” na internet


Brasileiros aumentam buscas por “inflação” na internet

Por lula.com.br

Uma pesquisa realizada pela Belo Investment Research mostrou que, no segundo semestre de 2021, a busca pela palavra “inflação” na internet cresceu mais de 50%. No Google, houve um aumento de 51%; na mídia, foram 52,2% mais menções e, na Câmara dos Deputados, “inflação” apareceu em 35,5% mais discursos e documentos. Em agosto, as pesquisas relacionadas à alta de preços atingiram o maior nível desde outubro de 2014, segundo dados do Google.

O assunto é impopular e o interesse dos brasileiros por ele reflete o que acontece, hoje, no dia a dia da população: o dragão da inflação está devorando o poder de compra dos brasileiros. O governo Bolsonaro levou o Brasil diretamente de volta aos anos 90 e ensinou aos brasileiros mais jovens o que é lutar contra esse monstro para sobreviver.

Resumidamente, a inflação é o aumento do preço dos produtos, alimentos, combustível, aluguel… sendo assim, ela diminui o nosso poder de compra. Esse aumento de preços não é uniforme, ou seja, alguns itens podem sofrer maior impacto e outros menor impacto. No Brasil, o indicador oficial da inflação é o IPCA – o Índice de Preços para o Consumidor Amplo. Embora existam outros, esse é o mais utilizado em todo o território nacional.

O dragão começou a ser usado como figura representativa do fenômeno entre s décadas de 80 e 90, não se sabe ao certo, quando o Brasil vivia períodos de hiperinflação e os preços dos alimentos, por exemplo, eram reajustados a todo minuto nas próprias prateleiras dos supermercados (quem aí se lembra das maquininhas de re-etiquetação?). A figura foi associada porque a inflação queima o salário e tem potencial destruidor para a economia de um país se estiver descontrolada. Alô, Paulo Guedes? Senhora?

Em dezembro, a inflação chegou a 10,74¨% em 12 meses, segundo dados do IBGE – a maior em 18 anos.  E é por isso que o brasileiro tem procurado saber mais sobre esse vilão já conhecido, porém pouco compreensível para a população em geral. Uma pesquisa da Genial Quaest de novembro passado indicou que a economia é o maior problema do país para  41% dos entrevistados. A título de comparação, a pandemia ficou com apenas 19%.

E as estimativas para o futuro não são promissoras. Em dezembro de 2021, o mercado financeiro passou a prever que a inflação oficial do país ficara acima de 5% em 2022, representando o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.

Bolsonaro e sua equipe pouco fazem para dar conta da situação, mesmo diante das tristes cenas que temos visto diariamente, como de brasileiros revirando lixo para comer, já que o preço dos alimentos foi às alturas. A inflação não gera apenas efeitos imediatos, como o que vemos diariamente, ela gera efeitos secundários extremamente danosos: a impossibilidade de comprar carne no mercado, por exemplo, fez crescer o mercado paralelo e, com isso, a proliferação de doenças como cisticercose e toxoplasmose, entre outras. É uma cadeia de abandono, miséria e desespero que vai muito além e dói muito mais do que um conceito vago buscado na internet.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ