Doe Agora!

Campanha Lula Livre organiza mutirão contra a desinformação


Campanha Lula Livre organiza mutirão contra a desinformação

O próximo final de semana (25 e 26) é a data oficial do primeiro mutirão Lula Livre. Voluntários ligados a comitês em diversos estados do Brasil vão às ruas para combater mentiras e esclarecer as inconstitucionalidades dos processos jurídicos contra Luiz Inácio Lula da Silva. Até o momento estão programadas atividades em pelo menos 16 estados. Algumas já estão acontecendo. O mutirão vai ser realizado uma vez por mês, sempre com esses objetivos. As ações variam de formato em cada lugar porque são os comitês locais que propõem as atividades. A campanha Lula Livre quer atravessar a polarização e promover o diálogo que é a melhor ferramenta para combater a desinformação que ronda boa parte dos brasileiros.

Essa luta contra as fake news, a pós-verdade e a perseguição jurídica e política é árdua. O trabalho de “formiguinha” é fundamental e, coincidentemente, começa na mesma data em que acontece a manifestação que defende o governo de Jair Bolsonaro. O mutirão está sendo planejado há mais de um mês, antes que fosse cogitada qualquer possibilidade de realização dos protestos pró-governo.

O objetivo da Campanha Lula Livre é denunciar que o ex-presidente é um preso político, vítima de um processo sem mentiroso e sem provas. Com o passar do tempo, vai ficando mais e mais evidente que a Lava Jato foi colocada em curso por um grupo com interesses políticos e que defende os interesses de alguns grupos econômicos. Basta ver que Sergio Moro tornou-se ministro da Justiça e levou para sua pasta diversos integrantes da força-tarefa de Curitiba. Além disso, Moro apoia a política de (in)segurança defendida por Bolsonaro que libera armas para quem puder comprar, ajudando a armar milícias e apoiando a indústria de armamentos. A atuação de Moro não tem nada a ver com o combate a corrupção, nunca teve. Mesmo assim, ele se tornou símbolo de “boas intenções” para algumas parcelas da sociedade que foram mal informadas pela grande mídia. Desmascarar a farsa montada por Sergio Moro na condenação de Lula e como o país sofre as consequências desse processo é o objetivo dos mutirões.

Confira a programação na sua cidade e participe:

Em Alagoas – a militância vai colocar um mini-trio elétrico na Parada do Orgulho LGBT de Maceió, das 15 às 19h com concentração em Alagoinha. Terá ainda panfletagem em Arapiraca e estão sendo planejadas outras ações que dialoguem com os festejos juninos.

No Pará – A Caravana Lula Livre com Haddad faz o trabalho de base junto aos estudantes e com caminhadas para diálogo com a população de Belém. Haverá, como nas outras caravanas este ano, plenárias amplas nas Universidades.

Em Sergipe – Tem mutirão Lula Livre, no sábado, 25, a partir das 14h, na avenida Barão de Maruim, 704, em Aracaju, em defesa da educação pública; .

No Piauí – Já foi realizada uma Caravana Lula Livre e novas ações estão apontadas para os dias 25 e 26; Também já planejam levar a campanha pra os festejos juninos.

Em Minas Gerais – Serão feitas atividades nas periferias, como pinturas de muros, conversas e distribuição de materiais.

No Rio Grande do Sul – Serão colocadas faixas nos viadutos da capital e rodovias no sábado. Domingo será no Brique da Redenção com conversa com a população, entrega de material e atividades artísticas das 10 às 13h.

Em Santa Catarina – Já temos informações de que em Chapecó e Lages haverá ações.

No Espírito Santo – O tradicional café e roda de conversa na praia deve levar animação novamente às ruas de Vitória.

No Distrito Federal – Terá ato político cultural na Praça do Relógio – Taguatinga, 24/05 16h e já estão previstas ações de diálogo com a população em Sobradinho, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Cruzeiro, na Asa Norte e no Plano Piloto.

No Rio Grande do Norte – Haverá panfletaço e bandeiraço, dia 25, na Praça Kennedy, em Natal, de 8 às 12horas. No domingo tem Ato em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal e na Ponte da Praia da Redinha. Em todo o estado são planejadas ações de olho no olho.

Em São Paulo – já estão previstas atividades na capital, em Campinas, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes. Confira:

São Paulo (Capital) –No sábado 25, às 9h, o Comitê Popular Lula Livre Z/O e o Coletivo CorAção Lula Livre promovem panfletagem no Vão Livre do Masp. Já no domingo 26 teremos panfletagem na feira-livre da COHAB Raposo às 11h (ponto de encontro no estacionamento do Sacolão Oba da Av. Corifeu) onde os companheiros vão convocar a população pro ato em defesa da Educação no dia 30, para o Festival Lula Livre dia 2 de junho e pra greve geral do dia 14, contra o desmonte da previdência social. Também haverá panfletagem e adesivaço na Avenida Paulista, conversando com a população no domingo, 26. Ainda no domingo, no Jabaquara, a Feirinha de São José recebe ato em Defesa da Educação, da Previdência e de Lula Livre a partir das 9h;

Campinas: Dia 25, às 9 horas, ação na Praça da catedral centro de Campinas e na Praça Concórdia, região Campo Grande.

No dia Dia 26, diálogo na Feira do Rolo no Campo Belo.

Guaratinguetá (SP) – Diálogo na feira no dia 26 de manhã. Vai ter uma mesa  com café e bolo chamando as pessoas para conversar com um cartaz com a chamada: “Vamos conversar sobre o julgamento de Lula”. Além de distribuição de material impresso com dados sobre Lula.

Mogi das Cruzes: Sábado, 25, às 9h, no Largo do Rosário, haverá panfletagem de filipetas convidando para o Festival Lula Livre, além de distribuição de adesivos, fitinhas de pulso. Esta planejada também uma ação “Escreva um postal para Lula”, além de  muita conversa e tira-dúvidas sobre a Reforma da Previdência – com coleta de assinaturas.

No domingo, dia 26, das 11h às 16h Na Praça São Benedito, será feita panfletagem e muita conversa no Encontro de Violas e Violeiros.

Tocantins – Na sexta-feira, 24, às 19h, o movimento junto com os sindicatos ligados à CUT farão debate com a presença do Consulado de Cuba sobre a Revolução Cubana e Lula Livre. Local: SINTET

Pernambuco – No domingo, 26, de 8h às 9h30, na Praça do Derby, terá um café da manhã coletivo com direito a Bom Dia Presidente Lula e participação de representantes do Comitê Lula Livre -Justiça e Luta.

9h30 – saída do Pedal pela ciclofaixa do Recife com as bandeiras Lula Livre

10h30 – chegada em Brasília Teimosa para empinar a pipa Lula Livre gigante. O ato tem a participação dos companheiros da região e o apoio do Coletivo 13.

Paraíba – O mutirão organizado pelo Comitê Estadual Lula Livre PB será no domingo, 26, na Feira de Oitizeiro, a partir das 7h.

Rio de Janeiro – No sábado 25,  capital carioca terá banquinha e panfletagem na Tijuca, filme e debate na Penha, abaixo-assinado e conversa em Bangu e banquinha e panfletagem no Largo do Machado.

No Ceará – O Ceará aproveitou para incorporar a lógica do Mutirão Lula Livre de forma permanente e num prazo mais longo. Confira as ações que se iniciam neste mês e vão até junho:

• 23/05 – Tribuna Livre às 10h na Praça do Carlito Pamplona

• Panfletagem na feira do Sítio São João às 8h30 na Av. Valparaíso Com Rua 4 – Sítio São João

• 24/05 – Lançamento do Comitê do Centro às 20h

• Reunião Do Comitê MDCPC, 20h Rua Rodrigues Jr.

• 25/05 – Inauguração do Comitê Lula Livre na Granja Portugal, às 17h

• Inauguração do Comitê Lula Livre na Granja Portugal às 17h

• 26/5 – Festival Lula Livre em Crateús

Atividades em Fortaleza:

• 28/05 – Reunião do Comitê de Cultura #LulaLivre às 19h na Livraria Lamarca

• Mulheres #LulaLivre às 8h na Praça da Justiça

• Tribuna livre às 8h nas Ilhas do Rodolfo Teófilo

• Panfletagem às 16h30 no Terminal do Antônio Bezerra

• 29/05 – Tribuna livre às 17h na Vista do Castelo

• Reunião Mulheres por Lula Livre às 18h Sede do PT

• 30/05 – Ação #LulaLivre às 15h na UNILAB/Redenção

• Ação #LulaLivre no Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação

• 2/06 – Ação #LulaLivre às 18h no Genibaú

• 4/06 – Reunião do Comitê de Cultura #LulaLivre às 19h na Livraria Lamarca

• Mulheres #LulaLivre às 8h na Praça da Justiça

• 6/06 – Tribuna livre às 14h na Fabrica Grendene

• 7/06 – Panfletagem às 14h30 na Fábrica Grendene

• 8/06 – Ação #LulaLivre ás 9h no Condomínio Gregos/ Caucaia

• 11/06 – Reunião do Comitê de Cultura #LulaLivre às 19h na Livraria Lamarca

• Mulheres #LulaLivre às 8h na Praça da Justiça

• 13/06 – Tribuna livre às 13h na Fabrica Vulcabras

● 14/06 – Greve Geral da Classe Trabalhadora

• 15/06 – Festival Cultural Lula Livre a partir das 12h na Praça do Ferreira

• 18/06 – Reunião do Comitê de Cultura #LulaLivre às 19h na Livraria Lamarca

• Mulheres #LulaLivre às 8h na Praça da Justiça

• 19/06 – Tribuna livre às 16h na Praça do Ferreira

• 22/06 – Inauguração do comitê Lula Livre às 16h na Rua Mandu, 1476 – Jardim Jatobá

• 23/06 – Inauguração do Comitê da Granja Lisboa às 13h

• 25/06 – Reunião do Comitê de Cultura #LulaLivre às 19h na Livraria Lamarca

• Mulheres #LulaLivre às 8h na Praça da Justiça

RECOMENDADAS PARA VOCÊ