Doe Agora!

Lula é o principal preso político do mundo, afirma Chomsky


Lula é o principal preso político do mundo, afirma Chomsky

Noam Chomsky após visita a Lula / Foto: Joka Madruga

O linguista e filósofo Noam Chomsky tem sido uma das vozes internacionais mais ativas na defesa da liberdade imediata de Lula.  A mais recente demonstração de apoio do estadunidense foi dada durante entrevista ao site catalão El Critic, publicada em 26 de junho.

Mais uma vez, o intelectual reiterou o posicionamento incontestável de que Lula é um preso político e as razões que o levaram ao cárcere sem ter cometido crime algum. “O principal preso político do mundo, na minha opinião, é Lula da Silva. É o caso mais extremo que conheço de alguém que é um preso político de maneira bastante clara e que foi encarcerado para ser silenciado, para que não pudesse participar das eleições que provavelmente teria ganhado”, disse.

Em seguida, Chomsky justificou porque decidiu se dedicar, entre muitas outras atribuições, à defesa de um “estrangeiro” com quem pouco conversou pessoalmente. “Lula da Silva é uma figura muito importante no âmbito nacional e internacional e, por isso, é um processo que eu me envolvi de maneira direta indo visitá-lo na prisão e também escrevendo sobre o tema e denunciando em entrevistas”, afirmou.

O encontro entre ele e Lula aconteceu em 20 de setembro, às vésperas do início das eleições presidenciais na qual o petista liderava em todos os cenários até ser impedido de disputar o pleito.  Na época, Chomsky disse que foi “encorajador encontrá-lo e passar um tempo com ele, que por direito deveria ser o presidente do Brasil. Lula é uma das figuras mais significativas do século 21”.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do El Critic

RECOMENDADAS PARA VOCÊ