Doe Agora!

Curso completo: Entre a soberania e a subordinação

Está no ar a íntegra do ciclo de debates Brasil: entre a soberania e a subordinação, fruto de uma parceria entre Opeb/UFABC (Observatório da P...


Curso completo: Entre a soberania e a subordinação

Está no ar a íntegra do ciclo de debates Brasil: entre a soberania e a subordinação, fruto de uma parceria entre Opeb/UFABC (Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil da Universidade Federal do ABC) e Instituto Lula.

Projeto de extensão da UFABC (fundada durante o governo Lula), o OPEB nasceu de um esforço conjunto de professores e alunos da área de Relações Internacionais para acompanhar e analisar a nova dinâmica da inserção internacional do Brasil, bem como democratizar o debate sobre a política externa brasileira. Em 2019, o Observatório realizou um ciclo de conferências com embaixador Celso Amorim na UFABC. Essa experiência esteve na base deste ciclo. 

Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores e da Defesa durante os governos Lula e Dilma Rousseff, respectivamente. Em 2009 foi considerado por David Rothkopf em artigo na Foreign Policy como “o melhor chanceler do mundo”. Esse período soberano da política externa brasileira foi revisitado durante os nove encontros do ciclo. O atual momento do Brasil, caracterizado pela subordinação, também foi tema dos debates. Por último, foram traçadas possibilidades para o futuro da nossa relação com o mundo.

Assista:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ