Instituto Lula

Doe agora
Menu

"Cultivando Água Boa" é tema de encontro de Lula com representantes de países iberoamericanos

20/11/2014 12:03

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) com representantes de países iberoamericanos que estão replicando a metodologia do projeto Cultivando Água Boa da Itaipu e também com representantes das associações ligadas ao programa.

"O que está acontecendo aqui em Itaipu, tem que ser normatizado. Transformando as boas idéias do Brasil e especialmente da Itaipu, em lei para que qualquer governo, seja de direita ou de esquerda, continue com este projeto", disse Lula.

Na reunião com os representantes internacionais estavam presentes lideranças da Guatemala, República Dominicana, Nicarágua, Espanha, Chile, Argentina, Paraguai e Costa Rica.

No encontro com os parceiros e beneficiários do programa socioambiental da Itaipu, estavam lideranças dos indígenas, catadores de materiais recicláveis, pescadores, agricultores familiares, entre outros atores sociais envolvidos no projeto.

"Cultivando Água Boa"

O programa Cultivando Água Boa foi implantado em 2003 e promove a gestão da bacia hidrográfica com amplo processo participativo, de cidadania, de responsabilidade compartilhada com a população. O "Cultivando Água Boa" engloba diversos programas em prol a qualidade da água, com trabalhos de proteção, manejo e conservação dos solos e das águas; na preservação, recuperação e conservação da biodiversidade, em especial através da recuperação de matas ciliares e formação de corredores de biodiversidade; no restabelecimento dos fluxos ambientais; no fortalecimento da agricultura familiar, entre outras frentes.