Doe Agora!

Institutos Lula e Pátria abrem novo curso gratuito

Com quatro aulas virtuais, especialistas do Brasil e da Argentina falam sobre uma ordem mundial com paz e justiça social, via revisão da agência multilateral do pós-guerra


Institutos Lula e Pátria abrem novo curso gratuito

Com quatro aulas virtuais, nos dias 20 e 27 de setembro, 4 e 11 de outubro, especialistas do Brasil e da Argentina falam sobre uma ordem mundial com paz e justiça social, via revisão da agência multilateral do pós-guerra

Contribuir para forjar um multipolarismo que permita maior margem para desenhar uma política externa soberana, prática e funcional ao interesse de cada nação, sem que isso implique o abandono da necessária cooperação internacional ao lidar com problemas comuns. Esse é o objetivo do curso Rumo a uma ordem mundial com paz e justiça social - Revisão da agência multilateral do pós-guerra, promovido em parceria pelos institutos Lula, do Brasil, e Patria, da Argentina. 

Um sistema que priorize a paz, o bem-estar social, o trabalho decente e o “cuidado da casa comum”, como diz o Papa Francisco, sobre a especulação financeira. Nesse sentido, é fundamental a formação de um mundo multipolar, visando à cooperação e revisão das instituições emanadas da ordem da Segunda Guerra Mundial, que hoje são insuficientes ou inúteis para resolver problemas globais urgentes como a desigualdade, a concentração de poder econômico e financeiro, fome, guerras, desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas, entre outros.

Serão quatro aulas, ministradas por pesquisadores brasileiros e argentinos sempre às quartas-feiras (20 e 27 de setembro, 4 e 11 de outubro), entre 18h e 20h. Para participar do curso online é necessário fazer inscrição prévia no formulário abaixo. Haverá tradução simultânea em espanhol e português.

As aulas 

No dia 20, a socióloga, escritora e pesquisadora Maria Cecilia Miguez e o professor de relações internacionais Anselmo Otavio, da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP), falam sobre “As limitações dos organismos multilaterais do pós-guerra na atualidade: FMI, Conselho de Segurança da ONU e OMC”

“Rumo a uma nova arquitetura global de financiamento para o desenvolvimento” é o tema da aula do dia 27 de setembro ministrada pela socióloga argentina Maria Haro Sly e pelo professor titular do Instituto de Economia da Unicamp Ricardo Carneiro, ex-diretor executivo pelo Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington.

Depois, em 4 de outubro, “O fortalecimento do Estado e a política externa soberana” será o tema da aula o sociólogo, jornalista e doutor em economia Jorge Elbaum, e pelo professor de relações internacionais Fábio Maldonado, da Universidade Paulista (Unip), especialista em integração da América Latina.

No dia 11, o tema “Política fiscal na região: para uma maior e melhor distribuição” será tratado na aula do tributarista e professor argentino Alejandro Otero e da professora Esther Dweck, doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ