Doe Agora!

Defesa de Lula protocola pedido de liberdade de Lula


Defesa de Lula protocola pedido de liberdade de Lula

Cristiano Zanin participou de coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (8) / Cláudio Kbene

Por Katarine Flor, do Brasil de Fato

pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi protocolado na manhã desta sexta-feira (8). A informação foi divulgada pelo  advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa de Lula.

“Já protocolamos esse pedido. Agora iremos é conversar com a doutora Carolina Lebbos, que deve analisar a solicitação que acabamos de fazer", disse Zanin.

O texto pede a expedição imediata da soltura de Lula. “Não há respaldo jurídico para manter o ex-presidente preso por uma hora sequer. Não há e jamais houve esse respaldo. Agora, sobretudo após o julgamento de ontem da Suprema Corte, não existe nada para manter o ex-presidente preso”.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado, ou seja, quando se esgotarem os recursos da defesa.

Segundo Zanin, "a decisão da Suprema Corte confirma aquilo que nós sempre dissemos: não há a possibilidade de execução antecipada da pena. O ex-presidente está preso há 580 dias, contrariamente aquilo que está na nossa constituição”.

Em nota, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) avaliou que “ao atestar a constitucionalidade do dispositivo, o STF considerou ilegal a prisão após o julgamento em segunda instância, uma vez que sem o trânsito em julgado, não se aplica pena sobre quem ainda não é culpado”.

“É público e notório que não há nada que possa, neste momento, impedir ou protelar uma decisão que determina a expedição do alvará de soltura de Lula”, afirmou o advogado de Lula. “Qualquer ato protelatório, a nosso ver, dará contornos ainda mais políticos a essa prisão”.

A decisão tem potencial para beneficiar cerca de 5.000 presos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Lula está preso desde abril de 2018.

A defesa afirma que o resultado do julgamento do STF mostrou que a prisão do ex-presidente foi ilegal e reiterou que ele é vítima de perseguição política.

Edição: Luiza Mançano

RECOMENDADAS PARA VOCÊ