Instituto Lula

Doe agora
Menu

Dia 9: webinário debate economia dos cuidados

08/08/2022 13:28

Divulgação

Doutoranda em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini apresentará seu estudo sobre a invisibilidade nas plataformas digitais

A nova face da economia dos cuidados é o assunto em debate nesta terça-feira (9), na série de 18 webinários  promovidos pelo Instituto Lula. Doutoranda em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini apresentará, a partir das 19h, seu estudo sobre Plataformas digitais de cuidados: a manutenção da invisibilidade, com comentários da mestre em Serviço Social Marcia Lopes, conselheira do Instituto Lula.

O segundo ciclo de seminários aborda o tema Desigualdades: Identidades e Cuidados. No primeiro debate dessa série , o pesquisador Annibal Coelho de Amorim falou sobre as lutas das pessoas com deficiência. “É fundamental que as políticas públicas sejam efetivadas mas a partir das vozes e do protagonismo da luta dessas pessoas”, disse ele.

Soluções alimentares no combate à fome diante das mudanças climáticas será a pauta do dia 12 de agosto. Depois, no dia 17, em pauta a teoria da privacidade LGBTQIA+. Movimentos identitários na era digital: estratégias no combate à pobreza no Brasil será o webinário do dia 19 de agosto.

Outros webinários

Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, entra em pauta o tema Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades

Com transmissão pelo youtube do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.  

Acompanhe a primeira série com quatro webinários sobre o tema Soberania e Segurança na Era Digital

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das novas e velhas desigualdades na era digital, os 18 webinários apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu quatro bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu 15 bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários em nosso canal do Youtube. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate) e curador dos debates.