Neste dia do professor os números não mentem e as gerações que saíram das universidades sabem, foi Lula quem mais fez pela educação no país
O então presidente Lula posa para foto com os primeiros formandos em Medicina do Programa Universidade para todos (ProUni) (Brasília, DF, 30/06/2010). Foto: Ricardo Stuckert/PR
15/10/2018 16:10
A profissão mais bonita do mundo. É assim que muitos chamam a arte de educar, não é a tôa que Lula prestigiou a profissão como poucas em seu governo. No dia 15 de outubro o Brasil comemora o Dia do Professor, e no período de 2003 a 2015, foi quando houve a maior valorização que as professoras e professores do Brasil já viram.
Não sem motivo estão tentando destruir as conquistas dos governos progressistas. Uma população educada não cai em conversa de quem tenta demolir os feitos. E era isso que Lula estava construindo. Uma nação de pessoas com educação e autoestima. E eles não permitiram isso.
Lula sancionou a lei que criou o Piso Salarial para a classe. Pela primeira vez o profissional do ensino brasileiro tinha um salário mínimo. Valorização e dignidade. Foram inauguradas mais de 420 escolas técnicas, 18 universidades federais, 173 novos campi universitários. Os anos Lula e até o governo Dilma ser sabotado foram os que mais se investiu na educação. Um verdadeira transformação, um legado.
Foto: Ricardo Stuckert
Foram mais de 7 milhões de estudantes nas Universidades. Mais de um milhão de bolsas via PROUNI e 1,3 milhões com financiamento do FIES. Uma nova esperança, uma nova perspectiva na vida de milhões e milhões de jovens brasileiros.
O ensino técnico também foi revolucionado através do PRONATEC, cerca de seis milhões de pessoas fizeram cursos pelo programa, melhorando a sua vida e a de seus familiares. Criando novas perspectivas e abrindo horizontes.
Neste dia do professor, neste momento conturbado é fundamental lembrar o que foram os anos Lula. E porque os feitos daqueles dias ficam ainda mais importante
Para manter essa história viva e ainda funcionando por várias gerações é que Lula lutou tanto.