Doe Agora!

Diretora do Instituto Lula discute segurança pública na TV 247

“Nenhum projeto de segurança tem como dar certo se for pensado apenas para alguns, e não para toda a sociedade”, analisa Tamires Sampaio


Diretora do Instituto Lula discute segurança pública na TV 247

“Se não for para todos, não é segurança pública. Nenhum projeto de segurança tem como dar certo se for pensado apenas para alguns, e não para toda a sociedade.” A advogada Tamires Sampaio, a mais jovem diretora na história do Instituto Lula, conversou Paulo Moreira Leite e Gisele Federicce sobre criminalidade e segurança pública na TV 247.

Tamires Sampaio, primeira aluna negra a presidir o Centro Acadêmico de Direito da Universidade Mackenzie, especializou-se em segurança pública e política criminal, com foco no genocídio da juventude negra. “A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil, mas esses números não chocam. Porque isso se naturalizou. O negro antigamente não era visto nem como ser humano, era um objeto possuído por outros seres humanos.”

Segundo a diretora do Instituto Lula, “o Brasil precisa reconstruir a lógica da nossa segurança pública, porque atualmente se pensa em segurança para alguns, enquanto outra parte da população é criminalizada, perseguida”. Ela lembra que o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, da qual mais de 60% são negros. E metade deles não foi sequer julgada.

Veja abaixo a conversa completa:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ