Doe Agora!

Foro de São Paulo nasceu como alternativa ao neoliberalismo


Foro de São Paulo nasceu como alternativa ao neoliberalismo

Seminário internacional organizado pelo PT em 1990 que deu origem ao Foro de São Paulo

Da Fundação Perseu Abramo 

O Foro de São Paulo nasceu em 1990, de um seminário internacional promovido pelo PT em São Paulo, em parceria com outras organizações e partidos de esquerda da América Latina. O "Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda" inicialmente não vislumbrava a criação de uma organização permanente, mas sim de promover a buscar alternativas ao receituário neoliberal que começava a ser hegemônico no mundo.

Naquele ano fora lançado o Consenso de Washington, com receitas econômicas que, aplicadas por vários governos da região, tiveram resultados desastrosos. O fracasso posterior do neoliberalismo na América Latina contribuiria decisivamente para o surgimento na década seguinte de governos de esquerda e de centro-esquerda na maioria dos países.

Desde então, o Foro de São Paulo faz reuniões periódicas nos países que têm partidos ou organizações filiadas. São mais de cem, incluindo partidos com diferentes matizes de esquerda (esquerda, ultraesquerda, sociais-democratas e comunistas), organizações sindicais e sociais, grupos étnicos e movimentos da esquerda católica.

O 25º encontro do Foro de São Paulo acontece de 24 a 28 de julho, em Caracas, na Venezuela. Em nota, o Partido dos Trabalhadores apresenta o Foro como "uma articulação de partidos políticos progressistas e de esquerda na região latino-americana e caribenha, se reúne periodicamente para intercambiar experiências e compartilhar ideias para fortalecer a luta de nossos povos por soberania, democracia, justiça social, desenvolvimento sustentável e inclusão social na nossa região".

Os principais eixos do encontro deste ano são “Pela Paz, Soberania e Prosperidade dos Povos”. Os temas da Paz na Colômbia e na Venezuela, bem como o apoio aos Diálogos da Noruega serão discutidos juntamente com a Campanha Lula Livre e a perseguição política na região, além do fim do embargo econômico a Cuba.

Em 2013, a Fundação Perseu Abramo publicou o livro Foro de São Paulo — Construindo a Integração Latino-americana e Caribenha de Roberto Regalado e Valter Pomar, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Este texto é um trabalho do Memorial da Democracia, o museu virtual da Fundação Perseu Abramo e do Instituto Lula.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ