Doe Agora!

Inscreva-se: América Latina, democracia e disputas

Estão abertas as inscrições para o curso Diploma Superior em Formação Política, promovido pela Rede de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Clacso e apoiado pelo Insti...


Inscreva-se: América Latina, democracia e disputas

Estão abertas as inscrições para o curso Diploma Superior em Formação Política, promovido pela Rede de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Clacso e apoiado pelo Instituto Lula. O curso, a ser realizado na modalidade virtual a partir de julho de 2022, é pago — com desconto para quem se inscrever até o dia 5 de julho, terça-feira.

O contexto

O lugar da América Latina e do Caribe no cenário global e regional é o de um território marcado por fortes tensões e disputas entre, de um lado, forças que aspiram fortalecer os processos democráticos por meio da participação e ampliação de direitos e, do outro, tendências conservadoras que combinam as ideias do extrema direita com os livros de receitas neoliberais. 

Diante desse complexo quadro político, econômico e social, fica clara a importância de construir espaços onde referências de pensamento crítico, ativistas políticos e sociais possam se encontrar para dialogar e se formar com o propósito de construir as agendas comuns das frentes progressistas de nossa região.

Com base no trabalho coletivo, a proposta de formação inclui algumas das questões fundamentais para pensar nosso tempo e nossa região: as fontes de onde surgem as desigualdades e a escandalosa concentração de riqueza; a emergência climática; a captura do Estado pelas elites; o papel dos meios de comunicação, a proliferação do discurso de ódio e a guerra jurídica como estratégias de desestabilização das democracias e a perseguição de líderes políticos.

O curso

O curso está organizado em 6 módulos temáticos (com aulas semanais) ministrados por docentes de destaque e sete entrevistas de dirigentes políticos das forças que compõem este diploma. O diploma será acompanhado por uma equipa de coordenadores e tutores que acompanharão o processo de formação dos participantes.

Para mais informações e inscrições, acesse este link

RECOMENDADAS PARA VOCÊ