Doe Agora!

Inscrições encerradas: ?Economia & Sociedade Digital?

Exclusivo para alunos inscritos, o curso será ministrado pelo professor Edemilson Paraná, da UFC e UnB


Inscrições encerradas: ?Economia & Sociedade Digital?

Estão encerradas as inscrições para o curso “Economia & Sociedade Digital: uma introdução”, organizado e ministrado pelo Profº Dr. Edemilson Paraná. O curso é exclusivo para inscritos. Ao final, haverá emissão de certificado para os alunos participantes.

Confira a programação:

17/02, às 18h - Live de abertura, com Marcio Pochmann (Unicamp/Instituto Lula) e Letícia Cesarino (UFSC)

Vídeo 1: Informações gerais

Vídeos 2, 3 e 4: Uma breve história da transformação do capitalismo a partir dos anos 1970: o tripé financeirização, neoliberalismo e reestruturação produtiva

Vídeo 5: A leitura dessas transformações desde o Brasil

24/02, às 17h - Live 1: Neoliberalismo e financeirização, com Maria de Lourdes Mollo (UnB) e Alfredo Saad-Filho (King’s College)

Vídeo 6: A importância da relação entre finanças e tecnologia para a evolução do capitalismo 

Vídeo 7: Uma breve história da internet e o que ela nos revela 

Vídeos 8 e 9: A finança digitalizada

Vídeo 10: Bitcoin, criptomoedas e NFTs 

Vídeo 11: A leitura dessas transformações desde o Brasil

Vídeo 12: As plataformas digitais 

Vídeo 13: A inteligência artificial

8/03, às 17h - Live 2: Plataformas e algoritmos, IA, trabalho e renda, com Rafael Grohmann (Unisinos) e Raquel de Azevedo (UFC)

Vídeo 14: Plataformas e IA a partir do Brasil; resgate e resumo, conclusões e apontamentos sobre o curso

22/03, às 17h - Live 3: As alternativas políticas em tempos de economia e sociedade digital: democracia e novas formas de organização social e econômica, com Rodrigo Santaella (IFCE/UFC)

O contexto

Ao passo que as tecnologias digitais se tornam centrais para a economia global, as empresas de tecnologia ganham influência na economia, na política e na sociedade. Já parou para pensar em como essas empresas estão presentes em nosso cotidiano e como elas possuem acesso à diversas informações pessoais nossas? Como essas empresas conquistaram tanta influência na política? Estas e outras questões serão tratadas em nosso curso. O objetivo será fornecer aos nossos cursistas uma base introdutória para uma reflexão crítica acerca dos impactos da economia digital na sociedade.

O professor

Organizador do curso, Edemilson Paraná leciona na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Brasília. Paraná é, ainda, autor dos livros “A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional” (Insular, 2016) e “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico” (Autonomia Literária, 2020). O professor irá ministrar todas as aulas do nosso programa e estará à disposição dos alunos para dúvidas. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ