Doe Agora!

IIL cataloga mais de mil livros recebidos por Lula

Durante os 580 dias em que foi mantido preso político em Curitiba, Lula também recebeu mais de 30 mil cartas de afeto e solidariedade


IIL cataloga mais de mil livros recebidos por Lula

Foto: Instituto Lula

O Instituto Lula já tem catalogados e arquivados mais de mil livros enviados ao ex-presidente na prisão. Os livros foram presentes enviados por autores, editores e admiradores ao ex-presidente durante os 580 dias em que ele ficou injustamente preso em Curitiba. 

Ao longo de sua prisão política, Lula recebeu mais de 30 mil cartas de afeto e solidariedade. Esse material foi respondido, digitalizado e arquivado pelo Instituto Lula. Em meio às correspondências, muita gente mandou também presentes ao ex-presidente que mudou para melhor a história do país. As lembranças iam desde meias de lã para as noites frios de Curitiba até alimentos e quadros. Mas o mimo mais comum foram livros. 

Lula leu 21 livros nos primeiros 57 dias preso. A notícia se espalhou e muita gente – autores e fãs – mandou sua sugestão de leitura para Curitiba. O ex-presidente não podia receber diretamente a maioria desses presentes, e o Instituto Lula ficou responsável pela sua triagem, organização, catalogação e arquivamento.

Quando Lula viu, por videoconferência, a imagem do acervo ainda em fase inicial de arrumação, ficou surpreso e disse ser o início de uma boa biblioteca. Uma das responsáveis pelo trabalho conta que os títulos são os mais variados: “Vão de poesias a livros de autoajuda. E bíblias, muitas”. A questão espiritual sempre esteve muito presente nas mensagens destinadas a Lula, como forma de conforto e esperança. 

Também foram enviadas aos montes obras sobre períodos históricos importantes para a formação da sociedade brasileira. Uma das integrantes da equipe lembra livros sobre Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, Tiradentes e a Inconfidência Mineira, além de movimentos internacionais. 

Escravidão é outro tema presente em muitos trabalhos recebidos por Lula. O ex-presidente tem dito que aproveitou o tempo que esteve preso para ler sobre nosso passado escravocrata e entender como a realidade de hoje reflete esses tempos sombrios. 

Lula recebeu ainda trabalhos acadêmicos sobre os mais diversos assuntos, com destaque para aqueles que analisam políticas de seus governos e avanços da sociedade brasileira naquele período. A equipe conta que grande parte dos livros foram enviados pelos próprios autores, na expectativa de terem suas obras lidas pelo ex-presidente. 

Cuidar do acervo de Lula é uma de nossas missões. Você pode fazer parte disso tornando possível a manutenção de nossas atividades. Faça uma doação ao Instituto Lula

RECOMENDADAS PARA VOCÊ