Instituto Lula

Doe agora
Menu

IIL cataloga mais de mil livros recebidos por Lula

26/05/2020 14:45

Foto: Instituto Lula

O Instituto Lula já tem catalogados e arquivados mais de mil livros enviados ao ex-presidente na prisão. Os livros foram presentes enviados por autores, editores e admiradores ao ex-presidente durante os 580 dias em que ele ficou injustamente preso em Curitiba. 

Ao longo de sua prisão política, Lula recebeu mais de 30 mil cartas de afeto e solidariedade. Esse material foi respondido, digitalizado e arquivado pelo Instituto Lula. Em meio às correspondências, muita gente mandou também presentes ao ex-presidente que mudou para melhor a história do país. As lembranças iam desde meias de lã para as noites frios de Curitiba até alimentos e quadros. Mas o mimo mais comum foram livros. 

Lula leu 21 livros nos primeiros 57 dias preso. A notícia se espalhou e muita gente – autores e fãs – mandou sua sugestão de leitura para Curitiba. O ex-presidente não podia receber diretamente a maioria desses presentes, e o Instituto Lula ficou responsável pela sua triagem, organização, catalogação e arquivamento.

Quando Lula viu, por videoconferência, a imagem do acervo ainda em fase inicial de arrumação, ficou surpreso e disse ser o início de uma boa biblioteca. Uma das responsáveis pelo trabalho conta que os títulos são os mais variados: “Vão de poesias a livros de autoajuda. E bíblias, muitas”. A questão espiritual sempre esteve muito presente nas mensagens destinadas a Lula, como forma de conforto e esperança. 

Também foram enviadas aos montes obras sobre períodos históricos importantes para a formação da sociedade brasileira. Uma das integrantes da equipe lembra livros sobre Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, Tiradentes e a Inconfidência Mineira, além de movimentos internacionais. 

Escravidão é outro tema presente em muitos trabalhos recebidos por Lula. O ex-presidente tem dito que aproveitou o tempo que esteve preso para ler sobre nosso passado escravocrata e entender como a realidade de hoje reflete esses tempos sombrios. 

Lula recebeu ainda trabalhos acadêmicos sobre os mais diversos assuntos, com destaque para aqueles que analisam políticas de seus governos e avanços da sociedade brasileira naquele período. A equipe conta que grande parte dos livros foram enviados pelos próprios autores, na expectativa de terem suas obras lidas pelo ex-presidente. 

Cuidar do acervo de Lula é uma de nossas missões. Você pode fazer parte disso tornando possível a manutenção de nossas atividades. Faça uma doação ao Instituto Lula