Instituto Lula

Doe agora
Menu

Instituto e universidades convidam a repensar nossa América

04/02/2021 17:07

Em parceria com universidades do continente, Instituto Lula lança curso internacional

O Instituto Lula firmou uma parceria com universidades e instituições latino-americanas para seu primeiro ciclo de formação internacional. "Repensar nossa América" é um convite a debater os desafios de um continente que recentemente viveu um de seus mais duradouros ciclos de estabilidade democrática sob governos progressistas e que hoje tem diante de si um futuro incerto. Embora a democracia formal resista no continente, ela aparece cada vez mais manchada por uma série de golpes, por perseguições judiciais a candidatos ou ainda pela influência  desproporcional de interesses financeiros nos resultados eleitorais. Muito além de um curso tradicional, esse ciclo de debates é também um convite para planejar a ação política no continente.

Esta iniciativa do Instituto Lula reuniu o Clacso (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais) e um consórcio de centros de estudo de quatro universidades latino-americanas, a Universidade de Buenos Aires, a Unicamp, a Universidade Metropolitana do Equador e a Universidade Nacional Autônoma do México, além do Observatório do Sur Global, da Argentina.

O ciclo de formação é composto por oito encontros e tem entre seus professores um grupo destacado de acadêmicos e lideranças políticas. Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores nos governos Lula e Itamar comandará o encontro "geopolítica e integração regional". Também estão na lista de professores o ex-ministro da educação do Equador, René Ramirez, e a boliviana Gabriella Montaño, ministra da Saúde durante a Presidência de Evo Morales e ex-presidenta do Senado de seu país. O governador venezuelano da província de Miranda e ex-segundo vice-presidente da área social em seu país fala no encontro sobre "estado e soberania”. Outros nomes ainda serão anunciados

Os alunos matriculados que concluírem o curso receberão certificação emitida pela Universidade de Buenos Aires. Os alunos não-matriculados terão acesso à parte expositiva das aulas, que será aberta e transmitida nas redes sociais.

As inscrições se encerraram ao meio-dia desta terça-feira (9).  Os organizadores encorajam a participação de estudantes que militem em organizações de seus países.

Contato: cursos@institutolula.org .

Ciclo de formação internacional

Repensar nossa América - debates e desafios para a ação política

10.fev: Globalização e desenvolvimento
17.fev: Estado e soberania
24.fev: O caminho da igualdade
3.mar: Religião e política
10.mar: Estado Plurinacional e direitos da natureza
17.mar:Educação superior, ciência e tecnologia
20.mar: Democracia
27.mar: Geopolítica e integração latino-americana

Lista de instituições participantes: