Doe Agora!

Legado de Lula para SC representou mudança radical

Ex-presidente terá oportunidade de reconhecer o fruto de suas políticas em um estado que viu o desenvolvimento se espalhar por todas regiões e cidades


Legado de Lula para SC representou mudança radical

Lula e o deputado Décio Lima. Foto: Reprodução

#SejaInstitutoLula #InstitutoLula 


Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Da Agência PT de Notícias 

Quando o ex-presidente Lula se encontrar com o presidente estadual do PT em Santa Catarina, deputado Décio Lima, nesta quarta etapa de Lula pelo Brasil, que neste mês percorre os três estados do sul do país.

No encontro, o parlamentar irá lhe apresentar é um“reencontro com seu próprio legado”. “Os oito anos de governo Lula marcaram profundamente a vida do povo catarinense. Da expansão dos institutos federais de ensino, passando pela descentralização do sistema público de universidades federais, até as obras de infra-estrutura que deram nova vida à economia do estado, o legado deixado por Lula em Santa Catarina representou uma mudança radical de valores e instauração de um novo conceito de qualidade na prestação de serviço público”, resume o deputado.

Assim, a passagem de Lula pelo estado se prestará perfeitamente ao propósito que se dá à Caravana: revisitar o que já foi feito, enxergar e discutir a diversidade das regiões brasileiras e enfrentar as perspectivas de futuro visando avançar no aprimoramento das políticas públicas.

Especificamente no caso de Santa Catarina, um estado composto basicamente por cidades pequenas e médias, o projeto de descentralização do desenvolvimento do país – posto em prática pelo governo Lula – deixou marcas profundas, mas que podem perder força com a filosofia que é implantada pelo governo golpista de Michel Temer, conforme explica Décio Lima:

“Enquanto, durante o governo Lula, investiu-se na duplicação de rodovias como a BR 101, na produção de gêneros alimentícios com base na agricultura familiar e na expansão do porto de Itajaí, no governo Temer obras importantes para o Estado, como a duplicação da BR 470, foram praticamente paralisadas.”

Viajando por Santa Catarina, Lula irá ver com seus próprios olhos os ônibus do programa“Caminho da Escola”, que entregou ao estado uma frota de veículos escolares para levar os alunos das zonas rurais a seus institutos de ensino. Poderá ver, também, as dezenas de UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) que espalhou pelas cidades catarinenses.

“O legado de Lula está em todo o estado. Infelizmente, boa parte desses investimentos programas e obras estão se deteriorando com a paralisação de alguns trabalhos e guinada de rumo que o governo de Michel Temer está implantando. Retomar as políticas legadas por Lula é o nosso maior desafio atualmente”, conclui Lima.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos populares e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ