Jeremy Corbyn. Foto: Sophie Brown/Wikimedia Commons
05/05/2020 10:05
O parlamentar britânico Jeremy Corbyn, líder da oposição de 2015 até o início de 2020 em seu país, enviou uma mensagem acusando a perseguição judicial ao ex-presidente Lula. Corbyn, que foi o candidato derrotado a primeiro ministro do Reino Unido nas eleições de dezembro do ano passado, deixou seu recado durante as celebrações do Dia do Trabalhador no Reino Unido. Como no Brasil, o festival britânico foi online.
Em sua fala, Corbyn incluiu Lula entre aqueles que enfrentam ameaças de prisão por ter "liderado um governo que se opôs ao neoliberalismo e buscou redistribuir riqueza". Lula, segue Corbyn, "enfrentou as garras de uma oposição muito bem financiada".
Jeremy Corbyn renunciou ao posto de líder do Partido Trabalhista e da oposição no Reino Unido no dia 4 de abril deste ano. Ele já havia se posicionado outras vezes contra a perseguição jurídico-midiática ao ex-presidente Lula.
Veja a fala de Jeremy Corbyn abaixo:
Durante o Dia do Trabalhador em seu país, o líder britânico @jeremycorbyn denunciou a perseguição política e o lawfare contra o ex-presidente @LulaOficial : pic.twitter.com/PcYNClUDSw
— Instituto Lula (@inst_lula) May 5, 2020