Doe Agora!

Lula é o presidente mais bem votado da história do Brasil

Eleito com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva volta a governar o Brasil com forte apoio nacional e internacional


Lula é o presidente mais bem votado da história do Brasil

Ricardo Stuckert

São Paulo – O primeiro pronunciamento  de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente eleito, na noite do domingo (30), foi de conciliação. Lula foi eleito com 60.345.999 de votos, batendo seu próprio recorde de 2006, quando venceu seu atual vice, Geraldo Alckmin, com 58,3 milhões de votos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Após uma campanha que reuniu uma frente ampla de partidos, Lula falou sobre a campanha que “colocou frente a frente dois projetos opostos de país” e comemorou a vitória como “um imenso movimento democrático, acima dos interesses pessoais e das ideologias”.

“Vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, não apenas para os que votaram em mim. Somo um único povo. Este país precisa de paz e união. Este povo está cansado e enxergar no outro um inimigo. É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas”, disse o presidente eleito. E lembrou que as cores verde e amarela da bandeira brasileira pertencem a todos, coro entoado nas comemorações que tomaram as ruas de todo o Brasil: “a bandeira é nossa”.

Combate à fome

Lula apontou como “compromisso mais urgente” de seu futuro governo, mais uma vez, acabar com a fome. E reforçou a importância da convivência “harmoniosa e republicana” entre os três poderes. “Ninguém, absolutamente ninguém está acima dela”, afirmou, referindo-se à Constituição. Também anunciou o retorno das conferências nacionais temáticas, “para que os interessados elejam suas prioridades”, independentemente de filiação partidária, além da recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão. “Decisões não serão tomadas em sigilo.”

 “A roda da economia vai voltar a girar”, disse, com apoio a pequenos produtores rurais e a micro e pequenos empreendedores. E com a inclusão da população pobre no Orçamento. “Tentaram me enterrar vivo, mas eu ‘tô’ aqui. Estou aqui para governar este país numa situação muito difícil. Com ajuda do povo, vamos encontrar uma saída pra que este país volte a viver harmonicamente, (…) para que a gente possa construir o mundo de que nós precisamos”.

Apoio internacional

O pronunciamento de Lula também teve espaço para a política externa. “O que mais escuto é que o mundo sente saudade do Brasil. O Brasil está de volta. O Brasil é grande demais para este papel de pária.” Ele falou ainda em “credibilidade” para retomada dos investimentos estrangeiros em reindustrialização e em nova governança global. “Vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia. O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva.”

Noruega já informou  que irá reativar o Fundo Amazônia, suspenso pelo país em 2019, depois do aumento no desmatamento e de mudanças promovidas no governo Bolsonaro.

manifestação de alguns dos principais líderes mundiais também não deixou dúvida sobre o papel de Lula no cenário internacional. O presidente da França, Emmanuel Macron, liberal de centro-direita, enviou “felicitações” a Lula pela eleição. “Que abra uma nova página na história do Brasil. Juntos, vamos ter forças para lidar com adversários em comum e renovar os laços de amizade entre nossos países”, disse.

Biden encaminhou um comunicado oficial ao Brasil. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos países nos próximos meses e nos anos que virão”, afirmou, em documento divulgado pela Casa Branca.

O presidente do Canadá, Justin Troudeau, também manifestou felicidade pela eleição de Lula. “O povo brasileiro manifestou sua vontade. Aguardo ansioso por trabalhar com Lula para reforçar nossas parcerias e entregarmos resultados por prioridades de canadenses e brasileiros, como a defesa do meio-ambiente. Parabéns, Lula!”.

Poucos minutos após a eleição de Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, divulgou comunicado. “Aqui você tem um companheiro para trabalhar e sonhar sobre o bem-estar de nossos povos”, disse o latino-americano, com quem Lula se encontrou nesta segunda-feira (31).

Josep Borrell, representante da União Europeia para a diplomacia, reconheceu a eleição de Lula. “Estamos comprometidos em aprofundar e ampliar nosso relacionamento com o Brasil em todas as áreas de interesse mútuo, inclusive no comércio, meio ambiente, mudanças climáticas e na agenda digital, em benefício de nossos cidadãos (…) A UE e o Brasil têm uma parceria estratégica de longa data, baseada em valores compartilhados e no respeito à Democracia, aos Direitos Humanos e ao Estado de Direito”, disse.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que a eleição de Lula veio “em boa hora”. “Felicito Lula por sua vitória nessas eleições em que o Brasil escolheu pelo progresso e pela esperança. Trabalharemos juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Sua vitória é a vitória do povo brasileiro”, disse.

Lula também recebeu telefonemas de autoridades como Olaf Scholz, chanceler da Alemanha; António Costa e Marcelo Rebelo, respectivamente o primeiro-ministro e o presidente de Portugal; e Antônio Guterres, secretário-geral da ONU.

* Com informações da Rede Brasil Atual 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ