Doe Agora!

Lula participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos


Lula participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, tarde desta terça-feira (12), em Brasília, do Fórum Mundial de Direitos Humanos. O encontro foi realizado pela Secretaria de Direitos Humanos. Lula ressaltou que ainda há muito a ser feito no país, mas é preciso reconhecer o que foi feito. Ele lembrou a importância da aprovação do Plano Nacional de Direitos Humanos e as críticas que foram enfrentadas à época. O ex-presidente ressaltou a importância crucial da participação da sociedade no governo e afirmou: “O maior legado que deixei foi a participação da sociedade, foram as 74 conferências que fizemos”.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

“Eu falava com o Paulinho Vannuchi (ex-ministro de direitos humanos): não podemos incluir o direito de comer nos direitos humanos? E o direito de estudar? E o de sonhar?”, contou Lula afirmando que tudo que contribui para que uma pessoa viva com dignidade é uma questão de direitos humanos. “Dar ao pobre o direito de estudar, de virar doutor, de virar diplomata, é também direitos humanos”.

A ministra dos direitos humanos, Maria do Rosário, agradeceu a Lula por ter “defendido a bandeira de que a fome é a maior violação de direitos humanos que há”. Também estiveram presentes Jorge Chediek, coordenador do sistema das Nações Unidas no Brasil, e Amerigo Incalcaterra, representante da alta comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos na região.

Ouça a fala completa de Lula:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ