Doe Agora!

Lula propõe fórum para pôr fim à guerra na Ucrânia

Em encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse não ter interesse em enviar munição à Ucrânia e propõe um fórum pela paz


Lula propõe fórum para pôr fim à guerra na Ucrânia

Presidente Lula cumprimenta o chanceler alemão, Olaf Scholz. Foto: Ricardo Stuckert

Durante o encontro bilateral com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, nesta segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o veto ao envio de munições de guerra à Ucrânia por não concordar com o conflito. O pedido por munições havia sido feito na semana passada pelo governo alemão. 

"O Brasil não tem interesse em passar as munições, para que elas não sejam utilizadas para a guerra entre Ucrânia e Rússia. O Brasil é um país de paz, o último contencioso nosso foi na guerra do Paraguai. O Brasil não quer ter participação, mesmo que indireta", afirmou o presidente Lula. 

Durante os dois primeiros mandatos de Lula na Presidência, o Brasil atuou como importante articulador da paz no cenário mundial. Como quando promoveu o acordo entre Irã, Turquia e Brasil , que reafirmava o comprometimento com o Tratado de Não Proliferação Nuclear e o direito de todos os Estados desenvolverem pesquisa, produção e uso de energia nuclear para fins pacíficos. 

Em julho de 2009, o presidente Lula recebeu o Prêmio pela Paz da Unesco , que homenageia pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO.                

Agora, em seu terceiro mandato, a paz, a justiça e o desenvolvimento continuam sendo um compromisso de seu governo. 

"Da mesma forma que criamos o G20, quando aconteceu a crise econômica em 2008, queremos propor um G20 para pôr fim ao conflito Rússia e Ucrânia." O presidente se comprometeu a levar a ideia ao presidente americano, Joe Biden, em visita aos Estados Unidos em fevereiro, e ao presidente chinês, Xi Jinping, em março, quando visitar a China. 

Meio ambiente e acordo comercial 

Outro tema importante discutido pelo presidente Lula e o chanceler alemão foi o acordo entre Mercosul e União Europeia, tratado pelo governo brasileiro como prioridade após ter sido travado na gestão anterior. 

O Fundo Amazônia também foi um dos temas centrais do encontro, já que a Alemanha é a principal doadora de recursos para projetos de redução de desmatamento. Os governos dos dois países anunciaram um financiamento de cerca de 200 milhões de euros, que serão enviados pela Alemanha para uso em ações ambientais no Brasil. 

Assista abaixo a conversa do presidente Lula e do chanceler Olaf Scholz com a imprensa

RECOMENDADAS PARA VOCÊ