Doe Agora!

Lula: "Só existe apuração de corrupção porque o PT tirou o tapete da sala"

No último ato de sua viagem pelo Nordeste, o ex-presidente cobrou respeito da imprensa e dos adversários


Lula: "Só existe apuração de corrupção porque o PT tirou o tapete da sala"

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou na noite desta quarta-feira (13) uma viagem de três dias por quatro cidades pernambucanas e uma baiana. O ato de despedida foi o encerramento da Caravana Popular em Defesa da Democracia, organizado pela Frente Brasil Popular, em frente ao Marco Zero de Recife.

Lula criticou a parcialidade da mídia ao cobrir os escândalos e listou as melhorias implementadas pelos governos do PT, como investimentos na Polícia Federal, respeito às eleições para Procurador-Geral da República e a Lei da Transparência: "Só existe apuração de corrupção neste país porque o PT tirou o tapete da sala". 

A presidenta Dilma Rousseff, afirmou, está sofrendo com o "desrespeito" da imprensa e de seus adversários políticos. Não se pode esquecer que "mesmo com toda a agressão e o comportamento antidemocrático da imprensa, a Dilma ganhou as eleições em 2014", disse. "Será que não era possível fazer a investigação sem condenar as pessoas pelas manchetes dos jornais?", questionou o ex-presidente. 

Assista a um trecho do discurso do ex-presidente:

Para tentar remover a presidenta eleita, continuou Lula, "um conluio entre a imprensa, a Câmara, e uma parcela do Senado" inventou "as pedaladas, que eu fiz quando era presidente, que o Temer fez durante as viagens da Dilma, assinando decretos". Mas, disse Lula, "a gente não precisa xingar o Temer. Temos que dizer pra ele: quer ser presidente? Ganhe uma eleição!". 

Na viagem, Lula participou de atos em defesa da democracia, contra o golpe em curso no país e contra o desmonte de direitos pretendido pelo governo interino. 

O cronograma começou na segunda-feira (11) em Juazeiro, no semi-árido baiano. Lula recebeu o título cidadão juazeirense (http://goo.gl/48g4t4)  e, ao lado do governador Rui Costa, participou do "Bahia Mais Forte" (http://goo.gl/EmkBwz) , que entregou diversas ações do governo baiano para o desenvolvimento rural no estado. Em seguida, Lula atravessou o rio São Francisco e foi até a vizinha Petrolina (PE), onde participou do ato da Frente Brasil Popular: "Semiárido contra o golpe - Nenhum direito a menos" (http://goo.gl/kv8qJx). Este ato marcou o início das Caravanas da Democracia em Pernambuco e defendeu a continuidade das políticas públicas que permitiram o desenvolvimento do Nordeste e do semi-árido.

No dia seguinte, terça-feira (12), Lula deu uma entrevista ao vivo para o radialista Geraldo Freire, da Rádio Jornal (http://goo.gl/fVDG3m), e em seguida partiu rumo a Carpina, cidade a 60 km de Recife. Lula visitou a sede da Fetape, a Federação dos Trabalhadores Agrícolas de Pernambuco e fez um de seus discursos mais emotivos dos últimos tempos na plenária do conselho deliberativo da entidade (ouça aqui: http://goo.gl/eAvPA).

Na quarta-feira (13), último dia da viagem, Lula foi a Caruaru e participou pela manhã do ato da Caravana Popular em Defesa da Democracia na cidade (http://goo.gl/6KlJF2). Em seguida, o ex-presidente visitou o assentamento Normandia, do MST. Lá, ele caminhou pelas plantações, visitou a agroindústria de beneficiamento dos alimentos produzidos no local e a escola do Centro de Formação Paulo Freire (http://goo.gl/YxaeQN).

Discurso na íntegra:

Galeria de fotos: 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ