Doe Agora!

Confira depoimento das lideranças digitais formadas no IL

Treinamento no Instituto Lula contou com a participação de personalidades como a Chef Bela Gil e a liderança indígena Txai Suruí


Confira depoimento das lideranças digitais formadas no IL

Divulgação

No vídeo abaixo, você confere o depoimento de alguns participantes do curso Lideranças para a Era Digital, treinamento gratuito oferecido pelo Instituto Lula entre dezembro de 2021 a março de 2022. Os 42 alunos contemplados com a bolsa receberam a quantia de R$5.000,00 como um apoio inicial para a realização de seus projetos.

O programa estimulou os participantes a realizarem trabalhos que fortalecessem sua liderança comunitária, capacitando-os para interferir de forma concreta em suas comunidades. Foi valorizado o engajamento em temas de interesse social, ligados ao exercício da cidadania, à defesa da democracia e dos Direitos Humanos, articulados com a comunicação digital. 

Personalidades como a Chef Bela Gil  e a liderança indígena Txai Suruí participaram da formação.O curso foi dividido em três módulos. 

O primeiro módulo tratou da história do país, de questões sociais e de temas ligados à classe, raça e gênero. Além dos professores Isabel dos Anjos, Gustavo Menon e Luis Vitagliano, o curso recebeu o presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann , o ex-chanceler Celso Amorim, o professor Ronaldo Pagotto, a professora Nilma Lino e a cientista da computação Nina Da Hora

A segunda etapa da formação, apresentada em 4 semanas, contou com a participação dos professores Sérgio Amadeu, Roseli Fígaro e Issaaf Karhawi, que discutiram o papel do capitalismo no mundo digital e o posicionamento da liderança digital em relação à comunicação e à ética. 

Na segunda semana deste módulo, Jô HallackRicardo Stuckert , Vitor Teixeira e Emily Firmino apresentaram teorias e técnicas para a produção de conteúdo digital. As professoras Candy Ferraz , Brunna Rosa e Juliana Mastrascusa conversaram sobre marketing de influência, as diferenças entre as redes sociais, campanhas de engajamento e técnicas para interpretação das métricas nas redes. 

A última semana do módulo 2 foi dividida em três dias de aulas, cada aula contou com a presença de três a quatro convidados. No primeiro encontro, com os professores Cláudia Nonato, Rafael Grohmann e Bruno Ferreira, foi discutida a comunicação nas periferias e educomunicação. 

O segundo dia teve a participação das ativistas Preta Ferreira e Preta Rara, que debateram raça, gênero, moradia e cultura, além de Leandro Santos (Mussumalive ), que conversou sobre a criação de conteúdos variados para as redes sociais, e Laura Sabino, discutindo agricultura familiar. 

O último dia do módulo 2 contou com a presença Chef Bela Gil e de Giovanna Nader falando sobre meio ambiente, e com a líder indígena Txai Suruí, que discutiu Direitos Humanos e a situação dos povos originários. 

A terceira e última etapa da formação contou com três aulas, cada uma com três professores convidados. Na primeira, as professoras Martha Romano, Esther Solano e Celso Oliveira  falaram sobre como identificar seu público-alvo, apresentaram lideranças digitais e políticas e discutiram como construir um projeto relevante. Na segunda aula, Leonardo Attuch, Janaina Visibeli e Nathália Caetano debateram formas de financiamento para a mídia digital alternativa e como buscar editais e estruturar projetos. Por fim, a última aula do curso contou com a presença dos pesquisadores Ana Flávia Marx e Jamir Kinoshita e da advogada e liderança feminista Tamires Sampaio. Foram apresentados conceitos e técnicas de planejamento estratégico e organização para atividades nas redes sociais e os desafios de ser uma liderança digital em 2022.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ