O novo ciclo de formação oferecido pelo Instituto Lula será realizado entre os meses de maio e julho; haverá emissão de certificado aos alunos inscritos e participantes
Foto: Mídia Ninja
22/04/2021 20:04
Estão abertas as inscrições para o novo ciclo de debates formativos oferecido pelo Instituto Lula. Realizados entre maio e julho, os encontros buscarão responder as seguintes questões: O que é o Brasil?, O que nos aconteceu recentemente? e Que caminhos seguir?.
Em 1991, Contardo Calligaris publicou um livro chamado “Hello, Brasil!” em que relata seu estranhamento em viagens pelo país. Psicanalista de carreira internacional e escritor de sucesso, Calligares adotou o Brasil como morada — não sem aquele distanciamento típico do estranhamento da cultura. Uma das teses mais conhecidas de Calligaris é a de que o brasileiro entende como um diferencial de poder social aqueles que podem furtar-se a cumprir as regras comuns sem que nada lhes aconteça. Daí o bem brasileiro “jeitinho” para fazer coisas que de outra forma não poderiam ser feitas.
Com base no diagnóstico desse apaixonado brasilianista (se não de profissão, de coração), o Instituto Lula se propõe a discutir com estudantes, profissionais, militantes, líderes políticos e sociais nesse ciclo que busca responder a pergunta mais difícil: O que é o Brasil?. Nesse sentido: O que nos aconteceu recentemente?. E, para que não seja uma reflexão pela reflexão, mas uma reflexão para a prática política: Que caminhos seguir?.
A curadoria do ciclo fica a cargo do professor de História, doutor em Relações Internacionais e ativista Fernando Horta, que atualizará para a militância nas redes sociais, a crise política, a pandemia e as novas faces da economia brasileira inserida em cadeias globais de tecnologia.
As aulas ao vivo serão abertas e transmitidas pelas redes sociais às 19h30 nas terças-feiras (com exceção da abertura que será numa segunda-feira, 3 de maio). Haverá também inscrições – gratuitas – para quem quiser um envolvimento com o ciclo de debates maior que a simples apresentação do evento. Para esses inscritos, será disponibilizada a sala de aula com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atividades. Para quem cumprir as exigências (trabalhos, presenças e notas), haverá emissão de certificado de conclusão.
Os convidados do ciclo formam um time de primeira grandeza, a começar pelo primeiro confirmado. O influencer, youtuber e ativista social Felipe Neto estará na abertura do programa ao lado de Fernando Horta, falando sobre redes sociais e política. Outros nomes de relevância na interpretação social, política, econômica, identitária e cultural também se debruçarão sobre os temas dos encontros.
Fique atento ao nosso calendário e à agenda dos participantes para avaliar sua participação.
- Inscrições: de 22 a 30 de abril
- Ambientação no Classroom: de 30 de abril a 2 de maio
- Transmissão dos debates: de 3 de maio a 22 de junho
- Prazo limite para conclusão das atividades: 10 de julho
- Emissão de certificados: agosto de 2021
Encontro de abertura – 03/05 – 19h30 – Abertura com o presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann. Debatedores: Fernando Horta e Felipe Neto. “A Política nas redes sociais”
Encontro 1 – 11/05 – 19h30 – Intervenções estrangeiras no Brasil desde 1964 – Dr. Felipe Loureiro (USP) e Brian Mier (jornalista norte-americano)
Encontro 2 – 18/05 – 19h30 – 2013, o que se sabe hoje? – Dr. Fernando Horta e Dr. Daniel Pinha (UERJ)
Encontro 3 – 25/05 – 19h30 – 2014, crise econômica ou crise política? – Dr. Marcelo Manzano (CESIT-Unicamp)
Encontro 4 – 01/06 – 19h30 – 2015, a Lava a Jato aparece – Luís Nassif (jornalista) e Márcio Sotello Felipe (procurador aposentado, mestre em filosofia do direito)
Encontro 5 – 08/06 –19h30 – 2016, da ponte para o futuro ao novo marco do pré-sal, agentes e interesses no golpe – Fausto Augusto Jr. (DIEESE) e Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobras)
Encontro 6 – 2017, o Partido da Justiça e o processo penal do espetáculo: o sequestro da democracia brasileira – Pedro Serrano (Doutor USP) e José Genoíno (a confirmar)
Encontro 7 – 2018, os militares, os liberais e a eleição de Bolsonaro: forjando o fascismo brasileiro? Dr. José Roberto Martins Filho (USP), Dra. Adriana Dias (UNICAMP) e Dra. Esther Solano (Universidade Complutense Madrid)
As INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS (BASTA CLICAR AQUI) até 30 de abril. Mas, atenção: as vagas são limitas. Antecipe sua vaga. Tão logo atingirmos o limite de vagas, não serão permitidas novas inscrições.