A publicação é resultado do Ciclo de Debates sobre a Assistência Social realizado pelo Instituto Lula em 2021
Tamires Sampaio, assessora especial do ministro da Justiça; Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula e presidente da Fundação Perseu Abramo; Márcia Lopes, uma das organizadoras do livro e Ana Flávia Marques, diretora do Instituto Lula. Foto: divulgação
14/12/2023 18:12
Organizado pela ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, o livro "O Futuro da Assistência Social e a Assistência Social no Futuro" contextualiza a proteção social no enfrentamento à pobreza e às desigualdades.
O livro é o resultado do Ciclo de Debates sobre a Assistência Social realizado pelo Instituto Lula em 2021. O ciclo contou com 10 encontros on-line e com a participação de intelectuais, gestores, sociedade civil, conselheiros, que expuseram seus temas, além dos mediadores, abrindo o debate. O encontro teve mais de 3.000 inscritos de todo o Brasil. E com participação em atividades complementares, com direito a Certificado. Durante o encontro, foram muitos os pedidos de continuidade e publicação das apresentações.
O lançamento aconteceu no último dia 07/12, em Brasília, durante a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social (2023). O livro faz parte da coleção Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, dirigida pelo ex-presidente do Instituto Lula e atual presidente do IBGE e pelo professor e sociólogo Luís Fernando Vitagliano.
A publicação é uma parceria entre o Instituto Lula, Fundação Perseu Abramo e a Editora Hucitec. O livro, organizado por Márcia Helena Carvalho Lopes, Maria Luiza Amaral Rizzotti e Renato Francisco dos Santos Paula, contou com o prefácio do presidente Lula.
"Nenhum país do mundo se desenvolveu sem investimento maciço em educação. Mas a educação, embora dever do Estado, não deve se limitar a ele. Cabe a todas e a todos os interessados na construção de um Brasil mais justo ajudar a fazer do conhecimento um bem cada vez mais acessível à população brasileira", reflete o presidente na abertura do livro.
Os textos reiteram a necessidade de superação das práticas assistencialistas através de ações políticas apoiadas nos direitos de cidadania, apontando para um projeto de país no qual as atribuições protetoras da Assistência Social a coloquem como política no âmbito da igualdade e da equidade.
Escrito por protagonistas políticos das lutas sociais na defesa da Assistência Social como Política Pública, os autores apresentam sua compreensão sobre o futuro dessa política em nossa sociedade, enfrentando o debate dos seus grandes desafios e polêmicas na atualidade.
Para adquirir o livro clique aqui.
Assista abaixo as considerações de Renato Francisco dos Santos Paula, um dos organizadores, sobre o livro O Futuro da Assistência Social e a Assistência Social no Futuro (Editora Hucitec)