Doe Agora!

Em 90 segundos Ciro Gomes mente cinco vezes sobre Instituto; saiba a verdade


O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, contou ao menos cinco mentiras sobre o Instituto Lula em um minuto e meio de sua entrevista ao podcast Flow. Ele mente sobre o que é o Instituto e inventa acusações que nem a Lava Jato fez.

Ciro não trouxe evidências ou argumentos para sustentar o que diz, mas desafiou: "vão ao Google, se eu estiver mentindo, renuncio".

Seguem abaixo pelo menos cinco mentiras ditas pelo candidato:

Mentira 1 – “O Instituto Lula recebeu pra fazer palestras” 

O Instituto Lula não comercializa e nunca comercializou palestras. O Instituto é uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, dedicado ao debate e à construção de políticas públicas para os grandes desafios do país. No sobrado que é sede há 32 anos – desde os tempos em o Instituto que se chamava Instituto Cidadania – nasceram projetos como o Bolsa Família, Luz Para Todos e Fome Zero. 

Mentira 2 – “Lula é dono de 99% do Instituto”

O Instituto Lula não tem proprietários, é uma organização civil sem fins lucrativos, tem uma diretoria e um quadro de associados. Ciro tenta criar uma confusão entre o Instituto Lula e a empresa responsável pelas palestras, a LILS Palestras e Eventos Ltda, que tem como sócios Lula, com 99% de participação, e Paulo Okamotto, com 1%.

Mentira 3 – “Paulo Okamotto é "testa de ferro" no Instituto Lula 

Como já foi dito, nem Paulo Okamotto e nem Lula são proprietários do Instituto Lula. “Testa de ferro” é uma pessoa que se apresenta como proprietário enquanto o verdadeiro dono segue no anonimato. Normalmente é um termo usado para denotar atividades ilegais. Lula nunca esteve no anonimato. Paulo Okamotto é proprietário de 1% da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda, enquanto Lula é dono dos outros 99%. A empresa foi fundada e segue registrada no nome dos dois proprietários, recolhe impostos e declara receitas conforme exige a lei.

A empresa LILS Palestras e Eventos Ltda está legalmente registrada no nome dos dois proprietários, Lula e Paulo Okamotto, recolhe impostos e declara suas receitas conforme exige a lei.

Mentira 4 – “Todas as palestras realizadas foram para empreiteiras” 

Lula deu mais de 200 palestras e conferências gratuitas após deixar a Presidência. A LILS organizou 72 palestras remuneradas, para mais de 40 empresas nacionais e internacionais.  Entre elas estão a Microsoft, o Grupo Globo, empresas de tecnologia, diversos bancos e redes varejistas. Mais de dois terços das palestras foram para empresas que não eram empreiteiras. A fim de esclarecimento, a LILS publicou um relatório completo com todas as palestras e seus contratantes. 

Mentira 5 – “Todos delatores da Lava Jato disseram que as palestras de araque”

Pelo contrário, nem os delatores relataram irregularidades nas palestras. Mesmo os procuradores da Lava Jato disseram que não havia provas mínimas para seguir com o processo e concordaram com seu arquivamento após cinco anos de devassa.  Ciro omite ainda que delatores já confessaram terem sido pressionados pela Lava Jato exatamente incriminar o ex-presidente sem provas.

Além dessas mentiras, Ciro Gomes ainda confunde o Instituto com uma instituição petista. Desde sua fundação, em 1990, O Instituto Lula é apartidário e reúne militantes, lideranças, pesquisadores, estudiosos e pessoas dos mais diferentes partidos para pensar e propor soluções para o Brasil.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ