Doe Agora!

Com Lula, pobreza cai pelo 3º ano consecutivo no Brasil, diz Banco Mundial

Esse é o segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 1981


Com Lula, pobreza cai pelo 3º ano consecutivo no Brasil, diz Banco Mundial

Foto: Roberta Aline (MDS)

O governo Lula segue colocando o país no caminho do desenvolvimento inclusivo: dados do Banco Mundial revelam que a pobreza caiu pelo terceiro ano consecutivo no Brasil. Em 2024, a taxa brasileira chegou a 20,9%, queda de 0,8 ponto percentual se comparada ao ano anterior. O resultado é o segundo melhor da série histórica iniciada em 1981. São considerados pobres pelo estudo os indivíduos que vivem com menos de US$ 6,85 por dia.


Em 2025, o Banco Mundial espera nova redução da pobreza no país, de 0,2 ponto percentual, baixando a taxa para 20,7% e mantendo a tendência de queda desejada pelo governo Lula.


“Com espaço fiscal limitado, melhorias mais amplas dependerão cada vez mais do desempenho do mercado de trabalho. Portanto, é crucial aumentar a inclusão econômica dos pobres com uma ênfase renovada em empregos, priorizando o acesso dos pobres a empregos de qualidade”, pondera a instituição.


A política de valorização do salário mínimo com ganho real de 2% praticada pelo governo Lula ajudou a reduzir a pobreza no país. 




RECOMENDADAS PARA VOCÊ